CarrosselNotíciasPrerrogativas

OAB SP reúne lideranças para abertura da terceira edição da Caravana Nacional das Prerrogativas

By 25 de abril de 2023No Comments

Agenda incluiu reunião na Corregedoria Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo e realização de desagravos públicos em Campinas

Nesta terça-feira (25), diversas lideranças se reuniram na sede da OAB SP para abertura da terceira edição da Caravana Nacional das Prerrogativas. Ao abrir a mesa, Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, destacou que é “preciso lutar contra retrocessos, sem descuidar das batalhas por avanços. Calar a advocacia, é calar o cidadão. Nós somos os tutores da democracia e do direito de defesa”.

Em sua fala, Ricardo Ferreira Breier, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, reforçou que o “sistema nacional de prerrogativas e o que ele representa para unificação da advocacia é essencial para manutenção do sistema da Justiça como um todo. É preciso, cada vez mais, trabalharmos pela unificação das regras para atuação da OAB em defesa dos direitos da advocacia em todo o país”.

O conselheiro federal e presidente da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa da OAB Nacional, Alberto Zacharias Toron, ponderou sobre a necessidade de fortalecimento do espaço do advogado como agente público da Justiça. “O respeito às prerrogativas da classe perpassa por inúmeros fatores, desde a atuação do advogado frente às instituições à plena funcionalidade da defesa para o sistema de Justiça. O papel do advogado é fazer cessar o arbítrio e velar pelas garantias legais e constitucionais”, reflete.

Sobre a atuação da OAB SP, Luiz Fernando Pacheco, Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, destacou os esforços da atual gestão para ampliação do conhecimento de todos sobre o que são as prerrogativas da advocacia e canais de denúncia.

“Só no estado de São Paulo temos mais de 400 mil advogados. É fundamental a atuação, tanto do Conselho Federal quanto da OAB SP, na troca de experiência sobre os casos e ações que vêm sendo desenvolvidas em prol da proteção do pleno exercício dos advogados. A partir do momento que criamos as vice-presidências, por exemplo, tivemos condições de mapear as situações mais urgentes e recorrentes para, finalmente, estruturarmos soluções”, destaca.

A Caravana acontece nos dias 25 e 26 de abril nas cidades de Piracicaba, Sumaré e Campinas. Os integrantes do Conselho Federal e estadual também irão inaugurar salas da advocacia em delegacias e promoverão desagravos públicos em defesa das prerrogativas da advocacia.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Ricardo Ferreira Breier; Leonardo Sica, vice-presidente OAB SP; Luís Fernando Pacheco, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB SP; Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB SP; Daniela Campos Libório, conselheira federal na OAB por São Paulo; a vice-presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cristina Silva Alves Lourenço; André Stumpf Jacob, secretário da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; a vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB SP, Claudia Bernasconi; o conselheiro federal e presidente da Comissão Especial de Garantia do Direito de Defesa da OAB Nacional, Alberto Zacharias Toron; a vice-presidente para a Área Penal – Sala de Estado Maior, da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Luisa Moraes Abreu Ferreira; Maitê Cazeto Lopes, vice-presidente para a área da mulher advogada; José Umberto Franco, vice-presidente para a área cível da Comissão de Direitos e Prerrogativas; vice-presidente para a área cível, Rogério Licastro Torres De Mello; e, a coordenadora da Comissão de Igualdade Racial OAB SP, Aline Santiago Cruz.