Skip to main content
ComissõesNotícias

OAB SP reúne lideranças femininas diversas para a Conferência Estadual da Mulher Advogada de 2023

By 17 de maio de 2023maio 19th, 2023No Comments

Com o tema “Corpos e Vozes: Mulheres sem Fronteiras”, o evento acontece no dia 19 de maio, na capital paulista

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), por meio da Comissão da Mulher Advogada, promove, no próximo dia 19 de maio, a Conferência Estadual da Mulher Advogada. Das 9h às 18h, o evento acontece no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo. Com tema “Corpos e Vozes: Mulheres sem Fronteiras”, a Conferência traz diversas convidadas para debates e reflexões sobre o contexto da mulher na advocacia. 

Dentre as discussões, a Conferência pauta temas como a presença de mulheres em espaços de poder, ambiente de trabalho, desafios profissionais da advocacia, maternidade e saúde feminina. Ao longo da programação do dia, os painéis contarão com as presenças de Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP; Cristiane Damasceno, presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB; Isabela Castro, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP; Sonaira Fernandes, secretária de Estado de Políticas para a Mulher; Dione Almeida, secretária-geral adjunta da OAB SP; e Lazara Carvalho, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial do Conselho Federal da OAB, entre outros.

“Nosso objetivo esse ano é criar um espaço de troca de conhecimentos sobre os mais variados temas que constroem o nosso dia a dia como mulheres e profissionais da advocacia. Marcando a gestão da primeira mulher na presidência da OAB SP, nós acreditamos que a Conferência Estadual da Mulher Advogada vai se concretizar como um dos eventos mais importantes do ano”, declara Patricia Vanzolini. 

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Confira a programação:

Abertura – 9h:

Participantes: Patricia Vanzolini (presidente da OAB SP); Cristiane Damasceno (presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB); Isabela Castro (presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP); Adriana Galvão (presidente da CAASP); Sarah Hakim (vice-diretora ESA); Silvia Sousa (conselheira federal); Daniela Libório (conselheira federal); Sonaira Fernandes (secretária de Estado de Políticas para a Mulher); Marcos da Costa (secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência); e Delegada Rose (presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina).

Painel “Mulheres no Espaço de Poder” – 10h30:

Presidente de Mesa: Fabiana Dal’Mas Paes (presidente da ABMCJSP).

Palestrantes: Daniela Magalhães (secretária-geral da OAB SP); Danyelle Galvão (juíza substituta no TRE-SP); e Juliana Caligiuri (vice-presidente Comercial de Saúde e Odonto da SulAmérica).

Painel “Saúde em Pauta” – 11h30:

Presidente de Mesa: Ana Luiza Nery (diretora Cultural do IASP).

Palestrantes: Albertina Duarte Takiuti (médica Ginecologista e coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo); e Ayodele Sant’Anna Cajuella Ribeiro (psiquiatra e médica perita no Juizado Especial Federal da Vara de Santos/SP e no TJ-SP).

Intervalo – 12h30

Painel “Desafios Profissionais da Mulher Advogada” – 14h:

Presidente de Mesa: Cristiane Romano (vice-presidente do CESA).

Palestrantes: Lazara Carvalho (vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial do Conselho Federal da OAB); e Maria Helena Carvalho (coordenadora regional da ESA – 3ª Região e professora de Direito Civil e Direito do Consumidor na PUC Campinas).

Painel “Maternidade Fora de Pauta: Útero em Discussão” – 15h: 

Presidente de Mesa: Renata Castello Branco Mariz de Oliveira (diretora-adjunta da AASP).

Palestrantes: Mafoane Odara (psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo); e Ana Scalquette (conselheira e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP e autora do Anteprojeto de Lei – PL 115/2015 – Estatuto da Reprodução Assistida).

Painel “A (Des)proteção da Mulher no Trabalho” – 16h:

Presidente de Mesa: Alessandra Ambrogi Moura (vice-presidente da AATSP)

Palestrantes: Patrícia Maeda (juíza do Trabalho no TRT15); Tayane Dalazen (advogada, mestre em Direito e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUC SP); Delaíde Alves Miranda Arantes (Ministra do TST); e Dione Almeida (secretária-geral adjunta da OAB SP).

Artigos Científicos – 17h:

Presidentes de Mesa: Carmela Del Isola (coordenadora de Etarismo da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP); Adriana D’Urso (secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP); e Regiane Brunelli (membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP).

Encerramento – 17h30:

Participantes: Ana Carolina Lourenço (vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP); Leonardo Sica (vice-presidente da OAB SP); Cristiane Damasceno (presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB).

Serviço

Conferência Estadual da Mulher Advogada

Data: 19/05/2022

Horário: das 9h às 17h30

Local: Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 564, portão 10, Barra Funda – São Paulo, SP)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/conferencia-estadual-da-mulher-advogada-corpos-e-vozes-mulheres-sem-fronteiras/1936608