Skip to main content
ComissõesNotícias

OAB SP recebe inscrições de trabalhos a respeito de diversas áreas do Direito para fomentar o surgimento de pesquisadores negros

By 26 de outubro de 2022novembro 4th, 2022No Comments

Resumos serão apresentados no I Congresso Estadual da Advocacia Negra, em novembro

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) realizará, entre 21 e 23 de novembro de 2022, o I Congresso Estadual da Advocacia Negra (Cedan). O evento é promovido por sua Comissão de Igualdade Racial, que está divulgando o edital de chamamento público para inscrições de trabalhos a respeito de diversas áreas do Direito para fomentar o surgimento de pesquisadores negros.

Além do envio da produção científica, que deve ser feito até 7 de novembro através deste formulário – https://forms.gle/g13xBFMhKogZd3Xv5 –, é necessário confirmar participação no 1º Cedan por meio da plataforma Sympla. São admitidos resumos escritos em coautoria de, no máximo, duas pessoas.

“Estamos chegando no Mês da Consciência Negra, momento, segundo o qual, precisamos relembrar o passado ainda visível e concreto que reflete na desigualdade racial, com consequências nas oportunidades, na linha de chegada e perpassa todo o caminho percorrido pelo povo negro. É nesse sentido que foi desenhado o I Cedan, projeto que tem como objetivo redefinir os parâmetros de referência da sociedade quando se trata da população negra”, afirma o presidente da Comissão da OAB SP, Irapuã Santana.

Segundo ele, o evento tem o propósito de combate do racismo, com trocas de experiências e fomento de estudos. “Somos sérios, somos técnicos, somos plurais e, acima de tudo, capazes de construir conhecimento. Teremos um evento multifacetado, com diversas áreas de atuação e muitas fontes de conhecimento serão disseminadas. Enfrentaremos o racismo, pondo em prática aquilo que nos negaram de modo secular: podemos fazer o que quiser, como quiser e onde quiser! Por esse motivo, temos a satisfação de lançar o presente edital, a fim de que toda a sociedade possa nos ajudar a fazer uma nova realidade, a partir da iniciativa de participar deste evento”, ressalta Santana.