InstitucionalNotícias

OAB SP recebe Felipe D’Ávila na Hora do Voto

By 12 de setembro de 2022setembro 19th, 2022No Comments

Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) já participaram da rodada de perguntas na Ordem paulista

A OAB SP (Ordem Dos Advogados do Brasil seção São Paulo) recebeu nesta segunda-feira (12) o candidato à presidência da República pelo Partido Novo, Felipe D’Avila para apresentar seu projeto de governo e responder a perguntas formuladas pela advocacia. O encontro faz parte do projeto Hora do Voto, promovido pela Secional paulista para ouvir os candidatos ao cargo máximo do Executivo, ampliando os debates nas Eleições 2022.

Na mesa, estiveram presentes a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, a diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione de Almeida, o diretor tesoureiro da Secional, Alexandre de Sá Domingues, o conselheiro federal da OAB por São Paulo, Helio Rubens Batista Ribeiro Costa, o ouvidor-geral da Ordem paulista, Wilson dos Santos e como mediador, o advogado e professor universitário, Sergei Cobra.

Felipe D’Avila é cientista político e autor de diversos livros sobre História e política, que abordam a formação política do país, a questão da liderança, entre outros. O candidato à presidência pelo Partido Novo fundou o Centro de Liderança Pública que busca formar líderes comprometidos em promover mudanças transformadoras.

Ao ser perguntado sobre como deve ser a relação entre o Poder Executivo e o Judiciário, o candidato destacou que os integrantes devem sempre respeitar os limites constitucionais. “O conflito entre os Poderes se dá com o exemplo de civilidade do presidente da República, de não criar conflito entre os Poderes”. D’Avila destacou que “quem vem judicializando a política, é a própria política. Parte deste caos é fruto do legislativo, que não consegue resolver os seus problemas no âmbito do Congresso Nacional”.

Sobre o STF, o candidato afirmou que o Supremo deve voltar a ser uma corte constitucional, que menciona suas opiniões nos autos, e que ele é contra decisões monocráticas, uma vez que o STF é uma corte de colegiado. Além disso, manifestou-se favorável à prisão em segunda instância, pois “é fundamental para moralizar a justiça brasileira”, reiterou.

Entre as propostas de seu plano de governo estão a extinção da  prerrogativa de foro privilegiado e a independência do mandato do diretor geral da polícia federal. Outra promessa é ampliar as parcerias público privadas nos serviços públicos e em infraestrutura. O candidato afirmou no evento que uma de suas principais propostas é a Reforma Administrativa.

A Secional paulista já recebeu Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), e na próxima quarta-feira (14) deverá receber também a candidata Soraya Thronicke (União Brasil).