AdvocaciaComissõesEventos/NovidadesNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP realiza V Encontro de Presidentes das Comissões

By 28 de fevereiro de 2024No Comments

Evento destacou dados sobre a participação da advocacia paulista e anuncia mudança na Secretaria das Comissões

Na última quinta-feira (22), a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) sediou o “V Encontro de Presidentes das Comissões”. O evento reuniu representantes das Comissões Permanentes e Especiais da Ordem Paulista, proporcionando espaço para o compartilhamento de dados, esclarecimentos e orientações essenciais para as comissões.

A abertura do encontro foi conduzida pelo vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, que apresentou dados relevantes sobre a participação da advocacia, ressaltando que o Estado possui um total de 49.953 membros nomeados, o que corresponde a 13,43% do total. No período de 2022 a 2023, foram nomeados 18.457 membros, realizadas 1.495 reuniões e 4.458 eventos.

Em um esforço para promover avaliação e reflexão, Sica incentivou os presidentes das Comissões a responderem questões fundamentais, visando aprimorar as práticas futuras. Questões como os principais aprendizados, lições para futuros presidentes e mudanças antecipadas nos próximos cinco anos foram levantadas, destacando a constante busca por aprimoramento e eficácia institucional.

A mesa solene contou com a participação de diferentes presidentes de Comissões, incluindo o presidente da Comissão de Inscrição e Seleção, Carlos Simões; a presidente da Comissão de Família e Sucessões, Silvia Marzagão; o presidente da Comissão de Advocacia Criminal, Caio Favaretto; e o presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados, Solano de Camargo. Respondendo a avaliação, cada um compartilhou suas experiências e insights, abordando tópicos relevantes como a transição para o digital, construção de carreira, colaborações inter comissionais e a importância do letramento digital.

Com destaque para os apontamentos de Solano de Camargo, que além de discorrer sobre a importância do letramento digital, também pontuou a importância da interação entre as comissões e o avanço das provas digitais, destacando a relevância da LGPD e sua ampla aplicação.

“É crucial compreendermos a importância do letramento digital, pois vivemos em uma era onde a habilidade de navegar e compreender o mundo digital é essencial para a prática da advocacia. Além disso, a interação entre as comissões é fundamental para o avanço das provas digitais, especialmente considerando a crescente aplicação da LGPD, que tem impacto em diversas áreas do direito”, afirmou Solano.

Finalizando o encontro, Sica noticiou a  transferência da Secretaria de Comissões para o 10º andar da sede da Secional paulista, visando promover uma maior proximidade e facilitar o acesso dos membros. Esta mudança representa um passo importante para fortalecer a união e colaboração entre os membros das comissões.

“A Secretaria de Comissões está vindo para cá para ficar mais próxima de vocês. É um passo importante para fortalecer nossa união e colaboração”, finalizou o vice-presidente.