Aconteceu ontem, 25 de outubro de 2021, a 2.480ª Sessão Ordinária do Conselho da OAB SP com a abertura do Presidente da entidade, Caio Augusto Silva dos Santos. Compondo a mesa estavam a Secretária-Geral Adjunta, Margarete de Cássia Lopes, o Presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo, o Presidente da OABPrev-SP, Daniel Blikstein e a Diretora da CAASP, Raquel Tamasia.
A sessão foi acompanhada, de forma virtual, pela Tesoureira, Raquel Elita Alves Preto, pela Vice-Presidente da CAASP, Aline Fávero, e pela Secretária-Geral Adjunta da CAASP, Paula Cristina Fernandes.
O Presidente Caio Augusto iniciou a Sessão saudando a presença do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), César Zalaf. Ele foi um dos nomes que compuseram a lista sêxtupla, do Quinto Constitucional, de juristas selecionados pelo Conselho Estadual, em setembro passado, para a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Nelson Duarte. Zalaf lembrou sua trajetória na Advocacia e agradeceu o apoio de todas e todos da OAB SP. Dando continuidade, o Presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo, destacou que em 2021, a Advocacia do Estado já economizou quase R$ 60 milhões, em compras de medicamentos e livros na @oabcaasp.
Fernando Capano, Presidente da Escola Superior da Advocacia da Secional (ESA OAB SP), também expôs números expressivos, referentes ao período pandêmico (2020 e 2021), em que a ESA fez uma transição bem-sucedida de seus cursos do modelo físico para o on-line. Foram registradas 90 mil matrículas gratuitas e/ou realizadas no sistema “pague quanto puder”. Capano falou da expectativa de expandir os núcleos da ESA OAB SP a todas as Subseções do Estado, com o objetivo de seguir instrumentalizando a Advocacia paulista da melhor forma, pelo menor custo, com um trabalho transversal, multiparticipativo, calcado no sucesso da gestão descentralizada.
Prosseguindo com a pauta do dia, o Presidente da OABPrev-SP, Daniel Blikstein, prestou contas às Instituidoras – OAB SP e CAASP, demonstrando que a contratação da nova prestadora, responsável por toda administração previdenciária da entidade, e que iniciou suas atividades em setembro passado, vai gerar uma economia na casa de R$ 25 milhões, em cinco anos, quantia que também será utilizada para reinvestimentos. Carlos Kauffmann, Presidente do TED, e Leandro Sarcedo, Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, fizeram um balanço de suas áreas, apresentando dados atualizados.
Na última parte da Sessão, o Vice-Presidente da Secional, Ricardo Toledo, presidiu a mesa e recepcionou a desembargadora Ana Paula Zomer, recém-nomeada pelo governador João Dória à vaga do desembargador Antônio Carlos Malheiros, falecido em março deste ano. Ana Paula também agradeceu todo suporte que recebeu da Advocacia e da OAB SP ao longo de sua carreira até chegar ao TJSP, comprometendo-se a seguir trabalhando em conjunto com as advogadas e os advogados paulistas.