ComissõesNotícias

OAB SP promove sua ‘1ª Feira de Empregabilidade e Inclusão’

By 10 de março de 2023No Comments
OAB SP promove sua ‘1ª Feira de Empregabilidade e Inclusão’

Com palestra de abertura ministrada por Hélio de la Peña, evento visa aproximar a população negra de melhores oportunidades de trabalho

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) realiza gratuitamente, na próxima semana, sua “1ª Feira de Empregabilidade e Inclusão”. Promovido pela Comissão de Igualdade Racial, o evento visa aproximar a população negra composta por estudantes e egressos de cursos profissionalizantes de oportunidades de trabalho mais qualificadas.

A feira, que acontece na sede da Secional nos dias 14 e 15 de março, contará com painéis de vagas de estágio, trainee e emprego, além de aprendizagem. Segundo a OAB SP, estas oportunidades serão abertas pelas empresas parceiras do evento. “Nosso objetivo é derrubar as barreiras do racismo no mercado de trabalho, por meio da integração”, informa o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Irapuã Santana.

“Nós pensamos na feira como uma forma de ‘hackear o sistema’ que foi construído no Brasil, para ‘furar as bolhas’ que acabam dividindo as pessoas em grupos. Queremos que a diversidade seja vista como relevante para a cooperação. Essa é a nossa ideia, e estamos muitos felizes de contar com tanta gente nos ajudando nessa missão”, ressalta ele.

Presenças ilustres

Além de Santana, que ministrará oficinas de networking, o evento contará com a presença de Hélio de la Peña, um dos criadores do “Casseta & Planeta, Urgente!”, programa humorístico exibido pela Rede Globo de 1992 até 2010, que retratava fatos contemporâneos com paródias. O ator foi escolhido para fazer a palestra de abertura, devido ao seu espírito empreendedor.

A palestra magna do segundo dia será de Helio Santos, considerado um dos maiores intelectuais negros da atualidade, autor do livro “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso” (Editora Senac, 2000), ensaio que discute o desenvolvimento do país sob a ótica sociorracial.

Outras expositoras confirmadas na 1ª Feira de Empregabilidade e Inclusão da OAB SP são: Joyce Reis, Lorenna Menezes e Tayná Carneiro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio da plataforma Sympla.

1ª Feira de Empregabilidade e Inclusão da OAB SP

Data: 14 e 15 de março