DestaquesInstitucionalNotícias

OAB SP participa de cerimônias de posse de presidências do TJMSP e TRE-SP para o biênio 2024-2025

By 26 de fevereiro de 2024No Comments

Patricia Vanzolini discursou nas solenidades reforçando o comprometimento da Ordem para colaborar com o exercício da justiça

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP), representada por sua presidente, Patricia Vanzolini, esteve presente, na última sexta-feira (23), em dois importantes eventos para a manutenção do exercício da justiça paulista. Durante a manhã, Patricia participou da posse do novo corpo diretivo do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) para o biênio 2024-2025. Já pela tarde, compareceu à nomeação dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), também para o biênio 2024-2025.

A solenidade na sede do TJMSP marcou a posse dos desembargadores militares Enio Luiz Rossetto, como presidente; Fernando Pereira, como vice-presidente; Silvio Hiroshi Oyama, como corregedor-geral da Justiça Militar Estadual; Paulo Adib Casseb, como diretor da Escola Judiciária Militar; e Orlando Eduardo Geraldi, na ouvidoria. Patricia Vanzolini participou da mesa solene da cerimônia e, em seu discurso, teceu elogios à atuação do órgão.

“Trago aqui a palavra de admiração por esse tribunal que é pequeno e acolhedor em seu número de membros, mas é gigante em sua atuação. É de uma firmeza exemplar para todo o Brasil. E trago, também, a palavra de amizade, pois esse é um tribunal amigo da advocacia, que respeita, de forma intransigente, as prerrogativas dos advogados. Me coloco à disposição, em nome da advocacia paulista, para continuar colaborando para uma justiça cada vez mais eficiente, célere e justa”, afirmou.

No período da tarde, foram empossados o novo presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador José Antonio Encinas Manfré. A sessão solene aconteceu no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, e também contou com um pronunciamento da presidente da Ordem paulista.

“Quero render minhas mais sinceras homenagens à justiça eleitoral brasileira. Justiça que é a garantia de que nós vivemos sob uma democracia verdadeira, com eleições rígidas, limpas, livres e transparentes, e que o povo brasileiro pode decidir, sem nenhuma amarra, quem serão seus representantes. O sistema eleitoral brasileiro é um dos mais modernos do mundo, é exemplo para todos, mas sofreu, recentemente, questionamentos que foram respondidos de maneira irretocável pela justiça eleitoral”, disse Patricia.

A presidente da Ordem paulista também falou sobre os desafios a serem enfrentados nas eleições futuras. “Quero dizer que a OAB está de portas e braços abertos para o que for necessário a fim de garantir que as próximas eleições municipais transcorram com serenidade. São eleições desafiadoras, e tenho certeza absoluta que o TRE tem todas as condições de enfrentar esses desafios. Aos quais agora somam-se novos, como o desafio da inteligência artificial, do deep fake, da desinformação e desafios que apenas conseguimos vislumbrar no horizonte. Não sabemos bem de onde virão os ataques, mas sei que, de onde vierem, estaremos unidos e muito fortes na defesa da nossa democracia e do sistema eleitoral”, concluiu.