InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

OAB SP participa da cerimônia de posse de novos desembargadores do TJSP

By 21 de março de 2023No Comments
OAB SP participa da cerimônia de posse de novos desembargadores do TJSP

Maria Lia Pinto Porto Corona e Luís Henrique Barbante Franzé foram nomeados pelo critério do Quinto Constitucional, após décadas de destacadas carreiras na advocacia

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) empossou, na última sexta-feira (17), Maria Lia Pinto Porto Corona e Luís Henrique Barbante Franzé no cargo de desembargador. A cerimônia, que foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, contou com a participação do vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Leonardo Sica.

O presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe, conduziu a solenidade e saudou os dois novos magistrados, nomeados pelo critério do Quinto Constitucional, após décadas de destacadas carreiras na advocacia. Em sua fala, Sica tratou das afinidades entre a classe e o Tribunal, aproveitando para elogiar as figuras dos empossados.

“Sejam muito felizes neste Tribunal. Sejam tão felizes quanto eu imagino que tenham sido na advocacia. A advocacia está hoje, aqui, em peso para abraçá-los. A vida é curta, mas, felizmente, em uma vida cabem várias vidas. Vocês viverão, agora, a vida da magistratura. E, ali, quando dobrarem a próxima esquina, nós estaremos esperando vocês na Ordem dos Advogados do Brasil”, declarou o vice-presidente da OAB SP.

Na ocasião, ele aproveitou para defender a volta do Judiciário ao modelo presencial de trabalho, destacando que as audiências e os espaços on-line são bem-vindos, mas também apontando para a necessidade de se combinar os avanços tecnológicos com o contato pessoal. “Não se faz Justiça sem interação”, ressaltou Sica.

‘Honraram a beca’

Em seu discurso, a desembargadora Maria Lia Pinto Porto Corona lembrou da figura do pai, desembargador Odyr José Pinto Porto, que presidiu o TJSP no biênio 1992-1993, e agradeceu a todos que a auxiliaram em sua trajetória. “Hoje, faço parte da família judiciária e me orgulho de ocupar este honroso cargo de desembargadora. Registro meu compromisso de trabalhar arduamente para engrandecer ainda mais este Tribunal, no espelho dos meus colegas magistrados, que com tanta responsabilidade fazem desta Corte o maior Tribunal do mundo”, disse ela.

O desembargador Luís Henrique Barbante Franzé fez um balanço de suas três décadas na advocacia e refletiu sobre os novos desafios que virão. “Estou ciente e consciente de que não poderei medir esforços para estar à altura dos demais membros desta Corte, bem como para superar o famoso binômio quantidade/qualidade, pois, de um lado, existe a avassaladora quantidade de processos e, de outro, a necessidade de decidir com justiça”, afirmou o empossado, encerrando sua fala com um registro de gratidão a diversas pessoas.

Depois, Anafe retomou a palavra, discorrendo sobre a importância dos valores éticos e o dever do Poder Judiciário em mantê-los. Em seguida, o presidente exaltou as figuras dos antecessores dos empossados, desembargadores Jayme Queiroz Lopes Filho e Angélica de Maria Mello de Almeida, e transmitiu uma mensagem de boas-vindas e confiança aos mais novos integrantes do 2º grau: “Foram advogados e honraram a beca. Tenho a certeza de que honrarão a toga – que recebem impoluta e vão, ao final, devolver impoluta.”