ComissõesNotícias

OAB SP participa da 6ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

By 22 de novembro de 2023No Comments

Trajeto percorrerá a Avenida Paulista no dia 10 de dezembro

A Ordem dos Advogados do Brasil secional São Paulo (OAB SP), por meio de sua Comissão das Mulheres Advogadas e Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero, participará da 6ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que acontecerá no domingo, 10 de dezembro, em São Paulo.

O evento faz referência ao Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 25 de novembro. A caminhada é uma iniciativa do grupo Mulheres do Brasil, com apoio da OAB SP e patrocínio do Magazine Luiza. O trajeto sairá da altura do número 2439 da Avenida Paulista, maior marco turístico e econômico da capital paulista, às 9h da manhã.

A 6ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas é aberta ao público e contará com a presença de representantes de Comissões da Ordem. “A caminhada existe para chamarmos a atenção da população sobre a violência contra a mulher e discutirmos juntos como implementar a igualdade de gênero em nossa sociedade”, afirma a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Isabela Castro de Castro.

Segundo o relatório Violência contra Meninas e Mulheres no 1º semestre de 2023, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada oito minutos uma mulher é estuprada no Brasil. Destas, 74,5% são consideradas vulneráveis por serem menores de 14 anos ou possuírem enfermidade, deficiência mental ou outra causa que impeça o consentimento.

“A violência contra a mulher é diretamente proporcional à desigualdade de gênero. Vivemos uma epidemia de violência e é preciso que a sociedade tenha consciência dessa situação para poder combatê-la. Promover a igualdade de gênero é uma ferramenta importante no combate à violência”, conclui Isabela.

Igualdade de gênero na OAB SP

A equidade entre gêneros é um de seus pilares da OAB SP. Sob o comando da primeira mulher presidente da Secional, o número de advogadas (181.416) inscritas na entidade passou o de advogados (177.870). Neste triênio de gestão (2022/2024), as mulheres correspondem a 46% do total de cargos diretivos das Subseções espalhadas por todo o Estado. Em relação às Comissões temáticas da OAB SP, mais da metade dos membros são mulheres.

Ainda em 2021, a Secional passou a integrar o movimento da Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne empresas comprometidas em ter 50% de pessoas negras em posição de liderança até 2030. A OAB SP também aderiu ao Elas Lideram 2030, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas no Brasil e da ONU Mulheres, juntamente com outras instituições parceiras, que tem o objetivo de ter 1500 organizações compromissadas com a paridade de gênero em seus quadros de chefia.

Outra conquista da Ordem paulista foi a formação de listas sêxtuplas, no final de 2022, para o preenchimento de vagas no quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) seguindo, pela primeira vez, regras de paridade de gênero (50%) e de equidade racial (mínimo de 30% de profissionais da advocacia pretos e pardos) no processo seletivo do TJSP para o Quinto Constitucional – Classe dos Advogados.

Serviço:

6ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas

Data: 10 de dezembro de 2023, a partir das 9h

Local: Avenida Paulista, alt. 2439.

Evento gratuito e aberto ao público geral