Compartilhando sua expertise, conselheiro e presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP é destaque em evento voltado para a jovem advocacia
Apresentando a palestra ‘Chave do Empreendedorismo na Advocacia’, o conselheiro e presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo (OAB SP), Nelson Kobayashi, foi destaque no Congresso da Jovem Advocacia e do Acadêmico de Direito, realizado no último sábado (20) no Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro.
O evento, fruto da parceria entre a OAB SP, a Subseção de Santo Amaro e a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), proporcionou palestras, oportunidades de networking, além da emissão dos cartões Black – uma versão digital do cartão de apresentação do advogado oferecida pela OAB SP.
Durante sua apresentação, Kobayashi abordou sobre empreendedorismo, com 4 pilares essenciais para impulsionar a carreira: mentalidade empreendedora, planejamento, gestão e relacionamento. Confira abaixo as dicas do especialista:
Mentalidade Empreendedora
Segundo Kobayashi, o primeiro pilar necessário para ter sucesso no empreendedorismo é cultivar uma mentalidade empreendedora.
“Crenças Limitantes são convicções que todos nós temos, vindo de formação, experiências e ambientes, e você pode conhecer todos os aspectos do empreendedorismo, mas isso não adiantará se sua mente não estiver programada. O primeiro passo para desenvolver uma mentalidade empreendedora é superar essas crenças. Para isso, escreva seus planos, metas e sonhos, e identifique as crenças que o desmotivam. Substitua-as por crenças motivadoras, colocando-as em destaque.”
+ Leia também: OAB SP proporciona aprendizados profissionais e inovação no Congresso da Jovem Advocacia da OAB Santo Amaro
Planejamento
Para o especialista, embora possa parecer dispensável em um primeiro momento, o planejamento é uma peça-chave para o sucesso na advocacia empreendedora. Seja lidando com prazos apertados ou gerenciando uma quantidade considerável de processos, o advogado empreendedor precisa adotar uma abordagem estratégica.
“Talvez atualmente você tenha pouco prazo, conseguindo guardar na cabeça. Talvez hoje o número de processos que você tem caiba na agenda de papel, mas se você é um advogado com mente empreendedora, você vai precisar se planejar de maneira estratégica. Isso inclui estabelecer metas claras, definir prazos realistas e organizar suas tarefas de forma eficiente, aproveitando ao máximo cada recurso disponível.”
Gestão
Ao compartilhar o terceiro pilar para conquistar a chave do empreendedorismo, o conselheiro da OAB SP destaca a importância do uso da tecnologia a favor dos advogados, agilizando processos e reduzindo danos e crises.
“Se você tiver um software que arquiva os dados de seus casos, facilitando o acesso rápido e a gestão eficiente das informações, isso pode economizar tempo valioso. A automação de processos e a utilização de ferramentas tecnológicas adequadas são essenciais para otimizar a gestão do escritório e garantir um serviço mais eficaz e preciso.”
Relacionamento
No quarto passo, o especialista aborda a importância do network para melhorias profissionais, trocas e aprendizados.
“Como advogado e advogada, você precisa entender que um relacionamento forte é uma característica necessária para empreender. Não adianta você saber tudo sobre direito, ter toda estrutura necessária para realizar suas atividades e não ser conhecido, é fundamental compreender que construir um network sólido é uma característica vital para empreender. O networking não é apenas uma estratégia, mas uma peça-chave para o sucesso na advocacia empreendedora ”.
Nelson Kobayashi destacou a importância do marketing jurídico na construção de relacionamentos.
“É necessário trabalhar com o marketing jurídico, promovendo sua imagem profissional, participando de eventos e construindo uma rede sólida de contatos no meio jurídico”, finalizou o presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP.
Além da presença de Nelson Kobayashi, também estiveram presentes no evento representando a Ordem Paulista, a presidente Patrícia Vanzolini, o diretor-tesoureiro Alexandre de Sá Domingues e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, Adriana Galvão.