NotíciasÚltimos Destaques

OAB SP lança projeto de Sandbox Regulatório para divulgação profissional da advocacia em plataformas digitais

By 27 de setembro de 2023outubro 4th, 2023No Comments
Leonardo Sica

Plataformas digitais, escritórios de advocacia e advogados interessados podem se inscrever para participar até o dia 8 de outubro

A partir de hoje, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) dá início ao projeto piloto de Sandbox Regulatório para a atuação de escritórios e advogados em plataformas digitais.

O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento e atualização de regras, modelos e prestação de serviços relacionados à atividade jurídica, principalmente no âmbito de divulgação dos trabalhos de advogados e escritórios de advocacia em plataformas digitais que visam, por meio de ferramentas tecnológicas, como sites e aplicativos, aproximar os prestadores de serviços jurídicos dos clientes finais.

Assim, o projeto vai permitir o teste, em condições reais, mas controladas, de propostas que possam aprimorar o exercício da advocacia, buscando a eficiência, a qualidade e a segurança do serviço prestado, tendo em vista os princípios éticos e deontológicos que norteiam a profissão.

Além disso, espera-se que a partir dos aprendizados e experiências obtidas por meio do Sandbox, a OAB SP possa aprimorar as normas e regulamentações aplicáveis em suas instâncias éticas, de forma a garantir um quadro regulatório adequado e propício à inovação na advocacia.

Para Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP, a participação neste ambiente experimental representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de soluções jurídicas inovadoras, com apoio da OAB SP na flexibilização regulatória.

“Estamos todos diante de um momento muito propício para o desenvolvimento tecnológico e aplicação das inovações nos nossos contextos profissionais. Por isso, entendemos que esse novo projeto vai ser essencial para avançarmos na missão que a OAB SP assumiu com a modernização da advocacia no estado de São Paulo”.

Projeto OAB SP – Edital de Chamamento Público

A ideia do Sandbox Regulatório da OAB SP é envolver a comunidade jurídica e plataformas digitais. Para tanto, a diretoria da Secional convida essas empresas, escritórios de advocacia e advogados interessados nos modelos inovadores de prestação de serviços, a participarem do projeto por meio de um edital, já disponível no site da OAB SP. As inscrições vão até o dia 8 de outubro.

Os interessados deverão preencher o formulário e enviar a documentação solicitada. Os inscritos serão selecionados pelo Comitê de Sandbox e aprovados pela diretoria da OAB SP, que avaliarão a viabilidade técnica, a conformidade com os princípios éticos e deontológicos da advocacia e o potencial de inovação e contribuição para a profissão.

O prazo de permanência dos participantes no Sandbox da OAB SP será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período a critério da OAB SP.

Para viabilizar a gestão operacional do Projeto, um Comitê interno será nomeado e composto pelo vice-presidente da OAB SP, além de membros do Tribunal de Ética e Disciplina e das Comissões de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial; de Tecnologia e Inovação; e, de Fiscalização da Atividade Profissional.

Sandbox Regulatório

O Sandbox Regulatório consiste em um ambiente controlado onde certas entidades são autorizadas a testar, por um período determinado, um projeto inovador ou uma nova situação. O teste ocorre seguindo um conjunto de regras que permitem a realização e a observação supervisionada e delimitada das atividades.

O método teve origem no Reino Unido, em 2015, e desde então vem se espalhando pelos demais países do globo. No Brasil, é usado desde 2019, com implementações em órgãos como a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

No governo do Estado de São Paulo, o Sandbox foi instituído pelo Decreto nº 66.617/2022, que destinou o programa “Sandbox SP” a fomentar o desenvolvimento de cidades inteligentes, mediante apoio à implementação de ambientes regulatórios experimentais pelos municípios paulistas.

Além disso, a Lei nº 17.530/2022, que instituiu o Código de Defesa do Empreendedor, autorizou os órgãos de administração pública (direta e/ou indireta), no âmbito de programa de ambiente regulatório experimental (o Sandbox), a afastar a incidência de normas pré-definidas sob sua competência, em relação ao objeto da autorização.