NotíciasÚltimos Destaques

OAB SP lança campanha em apoio a PL Custas Zero para a Advocacia

By 21 de março de 2024No Comments

Iniciativa do Conselho da Jovem Advocacia da Secional lidera esforços para eliminar a exigência de antecipação de custas na execução de honorários

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) lança campanha em apoio ao Projeto de Lei nº 4.538/2021, conhecido como “Custas Zero para a Advocacia”, de autoria da deputada federal Renata Abreu. A iniciativa foi aprovada na última sessão do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP. O Projeto de Lei atende a uma demanda essencial aos advogados ao buscar desobrigar a advocacia de pagar custas processuais em ações de cobrança de honorários advocatícios, possibilitando um acesso mais equitativo à justiça para todos os envolvidos.

A presidente da Ordem Paulista, Patricia Vanzolini, ressalta a importância da iniciativa. “O Projeto ‘Custas Zero para a Advocacia’ elimina a necessidade de pagamento para ingressar com ações de cobrança de honorários. Reconhecemos que os honorários são uma verba alimentícia. Por isso, é crucial sua aprovação para corrigir essa situação. Apoiem o PL, unamos a advocacia paulista para mudar essa realidade”, enfatizou Vanzolini.

Atualmente, sob a legislação vigente, quando um cliente não paga o advogado que defendeu sua causa, os profissionais do Direito são obrigados a arcar com as custas processuais em ações de cobrança de honorários advocatícios. O projeto está na fase final para aprovação, pronto para entrar na pauta de votações no Plenário.

O conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, afirma que essa iniciativa beneficia toda a classe advocatícia, e destaca a necessidade da lei para a jovem advocacia. “O PL tem o potencial de trazer benefícios para toda a advocacia. No entanto, nós consideramos que a jovem advocacia, muitas vezes, no início da carreira, possui menos recursos para ingressar com ações e para, eventualmente, cobrar honorários. É o Conselho da Jovem Advocacia trabalhando para toda a advocacia do Brasil”, destaca.

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, também expressa o seu apoio ao projeto.

“A OAB SP simpatiza com o Projeto de Lei 4538/2021 e se propõe a trabalhar conjuntamente para sua aprovação. Lute pelas Custas Zero para a Advocacia. Juntos, podemos tornar essa iniciativa uma realidade”, declara Domingues.

A OAB SP convida toda a advocacia paulista a se unir nesse movimento, consolidando os fundamentos da equidade e da acessibilidade à justiça, ao mesmo tempo em que reitera o compromisso com a valorização da classe jurídica. Para apoiar assine o abaixo assinado da OAB SP em apoio ao PL 4538/2021 aqui

Confira o projeto de lei na íntegra