NotíciasÚltimos Destaques

OAB SP isenta taxa de inscrição de estagiários

By 14 de março de 2024março 15th, 2024No Comments

Iniciativa inovadora, com apoio da Comissão de Exame de Ordem da OAB SP, busca aproximar os futuros advogados da Ordem paulista, promover acessibilidade e viabilizar a integração dos estudantes no mercado profissional

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) anunciou uma nova medida a favor dos estudantes de Direito. A partir de agora, os estagiários estão dispensados da taxa de inscrição para estagiário. A decisão foi uma demanda do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP, e visa promover a inclusão dos discentes no mercado jurídico, além de facilitar sua integração com a Ordem Paulista.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, ressaltou a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso dos estudantes e promover a integração da jovem advocacia no exercício profissional. “A isenção da taxa de inscrição para os estagiários representa um passo significativo em nossa missão de tornar a advocacia mais acessível e inclusiva para os estudantes de Direito. Com essa medida, estamos comprometidos em promover a integração da jovem advocacia no mercado profissional, proporcionando oportunidades equitativas para todos os aspirantes a advogados”, afirma Vanzolini.

Os recursos obtidos por meio das taxas permitem à entidade manter o funcionamento do Universo OAB SP em todo o estado e seguir o planejamento de ampliação da estrutura de suporte operacional, serviços e benefícios da entidade. Segundo o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, a viabilidade dessa medida se deve à redução das taxas de inadimplência.

“Conhecemos os diversos custos enfrentados pelos estudantes durante a graduação, muitas vezes contando apenas com os pagamentos do estágio. Por meio dos esforços realizados na Tesouraria para reduzir despesas, diminuir os índices de inadimplência e direcionar recursos para as necessidades reais da advocacia, conseguimos atender à demanda que a nossa presidente, Patricia Vanzolini, deu prioridade. Estou certo de que isso ampliará as oportunidades de trabalho para os estagiários, contribuindo para a formação de novos advogados já integrados ao sistema da Ordem”, afirmou Domingues.

Para o conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, a iniciativa reflete o compromisso da jovem advocacia com os futuros profissionais da área. “Esse encaminhamento do Conselho da Jovem Advocacia demonstra a atenção aos futuros advogados. Quando a diretoria aceita e coloca em prática a iniciativa, mostra que está comprometida com o futuro da advocacia paulista”, afirma Cirilo.

Ana Cláudia Scalquette, presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, que também participou da formulação da demanda de isenção, completa: “a isenção da taxa de inscrição para estagiários foi um dos primeiros pleitos da atual Comissão de Estágio e Exame de Ordem em conjunto com a Comissão da Jovem Advocacia e estamos muito felizes que tenha se materializado, pois permitirá a maior aproximação de graduandos com a OABSP”.

Universo OAB SP

Ao ingressarem no quadro da Secional, os estudantes terão acesso a uma ampla gama de serviços, benefícios e atividades oferecidos pelo Universo OAB SP, composto pela Ordem paulista e suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Ordem Paulista em apoiar os estudantes de Direito e fortalecer a comunidade jurídica, garantindo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade financeira da instituição.