CarrosselInstitucionalNotícias

OAB SP entrega carteira de número 500 mil à nova advocacia paulista

By 31 de agosto de 2023No Comments

Entidade, que é o segundo maior colégio de advogados do mundo, celebrou a marca de meio milhão de profissionais na Solenidade de Outorga de Carteiras na sede da entidade

Com quase um século de avanços e conquistas, a OAB SP comemorou mais um marco importante nesta quarta-feira (30), durante a última Solenidade de Outorga de Carteiras, que ocorreu na sede da entidade, na região central da capital paulista. A Secional não apenas recebeu uma nova turma de profissionais aprovados na Ordem, como entregou honrosamente o registro de número 500 mil.

A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, oficializou a chegada de Maria Almeida Mendes, agora portadora da inscrição em destaque, e também a de outros 83 novos membros, ao segundo maior colégio de advogados do mundo (ficando atrás apenas do colégio de Nova York, EUA). Foram entregues 56 carteiras a advogadas e 28 a advogados.

O número de admissões majoritariamente feminino foi motivo de reconhecimento. Atualmente as advogadas já representam a maioria das inscrições na OAB SP: 51% de mulheres e 49% de homens. Além da presidência e líderes de comissões da Ordem paulista, a solenidade aconteceu na presença de Evelyn Atala Scaf, a advogada mais experiente do Estado, atualmente com 96 anos e portadora da carteira número 7.172 na OAB SP.

“Os significados de uma cerimônia como essa são diversos, mas, para a nossa instituição, é sinônimo de missão. Nós queremos compreender o passado, transformar o presente e imaginar o futuro. E, nesse contexto, temos em pessoas a conexão da doutora Evelyn com a advogada de número 500 mil. Isso é magnífico e nos dá segurança para enxergar onde queremos chegar”, ressaltou Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP.

“Essa marca reflete a dedicação, perseverança e compromisso incansáveis com a Justiça de todos aqueles que representam a advocacia paulista”, completou Carlos Simões, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição da entidade. Ele aproveitou a palavra para agradecer ao advogado de número 100 mil, Renato Lainer Schwartz, que, ao lado de Evelyn, recebeu os novos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo.

Ao mencionar as últimas novidades, como a nova sede da ESA (Escola Superior de Advocacia) na região da Avenida Paulista e tantas outras lutas abraçadas pela OAB SP, Patricia Vanzolini recebeu a nova turma de advogados com um desafio: manter a entidade engajada entre eles.

“Para mim, é um orgulho saber que São Paulo tem 500 mil pessoas que leram a Constituição e que zelam pelo direito democrático à Justiça. Por isso, precisamos lutar como guerreiros, que têm como espada nossos conhecimentos, e nos unirmos. Nós só seremos um exército de verdade se todos nós nos comprometermos. Por favor, engajem na instituição e ajudem a OAB SP com a série de lutas que ainda precisamos enfrentar”, finalizou Patricia Vanzolini.