A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão, esteve nesta segunda-feira (10) em Batatais, ao lado da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, para o ato de solidariedade ao advogado Lucas de Lima Roberto, que covardemente agredido por um policial e violado em suas prerrogativas profissionais na última quarta-feira (5).
Dirigindo-se ao colega Lucas de Lima Roberto, Adriana afirmou: “A Ordem e a Caixa de Assistência estão ao seu lado, como todo o Sistema OAB, desejando que você continue firme na proposta de denunciar e combater toda e qualquer violação das prerrogativas da advocacia”.
Assim que soube do caso, Patricia ligou pessoalmente para a vítima, reforçando que a OAB SP estava à disposição para assisti-lo. “Estamos indignados e é fundamental nos mobilizarmos. Um colega em exercício profissional foi covardemente agredido. Apesar do momento difícil, essa é mais uma oportunidade para a advocacia mostrar sua força, coragem e união, para que acontecimentos como esse não se repitam”, ressaltou a presidente da Secional.
O advogado agredido, por sua vez, disse que continuará trabalhando firmemente, dentro da legalidade, sem desrespeitar nenhum funcionário público, mas exigindo que todos os direitos da advocacia sejam resguardados. “O que ocorreu comigo não deve ocorrer com nenhum advogado”, pontuou ele.
O presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, Ricardo Ferreira Breier, também viajou a Batatais, onde participou do ato de solidariedade juntamente com o presidente da congênere estadual, Luiz Fernando Pacheco, e com a diretora secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães. “É muito importante a união institucional nesta hora, diante da gravidade do fato. Vamos lutar, cada vez mais, para reduzir agressões como esta, seja pela repreensão, seja pela prevenção por meio de cursos que possam fazer com que servidores públicos de qualquer Poder conheçam as prerrogativas da advocacia”, destacou Breier.