NotíciasPrerrogativas

OAB SP e Abracrim firmam parceria para defender advogados em processos de desagravo

By 30 de outubro de 2023No Comments
registro de reunião do conselho

Profissionais da Abracrim farão a defesa dos advogados ofendidos nas sessões do Conselho de Prerrogativas

Um convênio firmado entre a Comissão de Prerrogativas da OAB SP e a Associação Brasileira de Advogados Criminalistas (Abracrim) foi firmado nesta segunda-feira (30) durante a 2.509ª sessão ordinária do conselho. O ato visa ajudar o advogado que está em processo de desagravo.

“A ideia da presidente da OAB, Patrícia Vanzolini, desde o início de sua gestão, era a de firmar esse convênio com a Abracrim, para que eles pudessem disponibilizar advogados nas sessões do Conselho de Prerrogativas”, relata Luiz Fernando Pacheco, presidente da Comissão de Direito e Prerrogativas da OAB SP.

“As autoridades que são acusadas de violação, quando querem se defender, apresentam um advogado. Ocorre que, da parte do profissional ofendido, ele acabava atuando em causa própria. A partir de agora, a ideia é que eles tenham um parceiro da Abracrim para ajudá-los nessa fala”, explica o presidente da Comissão.

Pacheco explicou que na última sessão do Conselho de Prerrogativas já houve a presença de advogados da Abracrim exercendo esse papel. “Essa parceria e iniciativa nos deixa muito contentes”.

Cristiano Joukhadar, presidente da Abracrim/SP, explicou como essa parceria é importante para valorizar os processos de violação de prerrogativas.

“Como a OAB SP está ali como órgão julgador, é bem-vinda uma terceira pessoa que possa dar uma transparência maior ao processo e evitar a autodefesa do advogado que não é recomendada, pois acaba-se agindo pela emoção, com atos precipitados”, relata o presidente da Abracrim.

Já o presidente Nacional da Abracrim, Sheyner Asfóra, elogiou a união entre as duas entidades. “É uma parceria pioneira no Brasil. Iremos levar esse convênio, que inauguramos aqui, também para o estado da Bahia”, relatou.

Sheyner ainda enfatizou que essa parceria só fortalece a OAB SP. “A Abracrim completou 30 anos em 2023. E, em nosso estatuto, um dos objetivos é colaborar com o fortalecimento da Ordem do Brasil, marchando em parceria em defesa dos advogados”.