NotíciasSubseções

OAB SP divulga vencedores do Prêmio Boas Práticas 2023 e valoriza inovação em subseções

By 2 de dezembro de 2023dezembro 7th, 2023No Comments

Subseções de Hortolândia e de Palmeira D’Oeste são destaque em premiação que reconhece projetos inovadores na Ordem paulista; com a divulgação, ideias podem ser replicadas em outras regiões

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) anunciou na noite desta sexta-feira (1º) os vencedores do Prêmio Boas Práticas 2023. O objetivo da premiação, realizada durante o 41º Colégio de Presidentes de Subseções da OAB SP, em Campinas, é reconhecer projetos inovadores das subseções da OAB no estado de São Paulo, e fomentar réplicas dessas práticas em outras subseções paulistas.

Os projetos concorreram em duas categorias: “Inovação na Gestão Interna da Subseção” e “Inovação nos Serviços Prestados à Advocacia e à Sociedade em Geral”.

O vencedor na primeira categoria, “Inovação na Gestão Interna da Subseção”, foi o projeto da OAB Hortolândia: “OAB em Suas Mãos”. Por meio de um aplicativo, a ideia principal é divulgar os inscritos na Subseção da cidade por área de atuação e atendimento on-line do Núcleo da Assistência Judiciária.

+ Leia também: Primeiro dia do Universo OAB SP na Fenalaw 2023 tem experiências digitais e debates sobre inovação e diversidade

Foram nove meses de desenvolvimento do aplicativo, ouvindo os colaboradores, a advocacia e a sociedade local. Desde maio deste ano, quando o projeto foi implantado, até o mês de outubro já foram atendidas 2.300 pessoas, tudo realizado de forma on-line.

O presidente da Subseção de Hortolândia, Luis Leite de Camargo, revelou alguns dos resultados alcançados com o projeto: melhoria no atendimento dos colaboradores do Núcleo da Assistência Judiciária que passaram a não sofrer mais a pressão em atender pessoalmente centenas de pessoas que compareciam na sede da subseção semanalmente; redução da aglomeração de pessoas e economia com insumos na subseção; e facilidade aos advogados conveniados no atendimento e na análise socioeconômica virtual, sem a necessidade de comparecer à sede da subseção para cumprir plantão.

“Facilitou muito para os cidadãos, sendo que muitos não tinham condições de vir até a sede e, agora, podem se cadastrar de casa. Ajudamos também o advogado, que também pode iniciar o atendimento de onde estiver. Realmente foi uma inovação para a nossa subseção”, afirmou Camargo, presidente da OAB Hortolândia.

Os outros dois finalistas indicados para essa categoria foram a OAB Guarulhos, com o projeto “Reunião Geral das Comissões”, e a OAB Suzano, com a proposta “Melhoria Contínua na CAJ”.

A subseção vencedora na segunda categoria, de “Inovação nos Serviços Prestados à Advocacia e à Sociedade em Geral”, foi a OAB Palmeira D’Oeste, com o projeto “Mulheres Vivendo sem Violência”.

A proposta promove acolhimento jurídico personalizado, individual e multidisciplinar para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade. Realizado voluntariamente por advogadas, o atendimento é feito com horário agendado. O projeto possui também parceria com o setor público caso sejam necessários outros encaminhamentos, como atendimento psicológico pelo município.

Além da divulgação em locais públicos e privados, a presidente da subseção, Lilian Teixeira Bazzo dos Santos, destacou alguns dos principais resultados: acolhimento não só às mulheres vítimas de violência, mas também às suas famílias; fortalecimento e empoderamento da mulher vítima, que conta com atendimento multidisciplinar; e relatos de mulheres sobre diminuição de abusos dentro do lar após a implantação do projeto.

“Esse projeto nasceu para acolher mulheres vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade. É muito difícil nós vermos a mulher ter visibilidade, como aconteceu nos casos da Ana Hickmann e da Naiara Azevedo. Nós queremos dar voz e vez para mulheres que estão no subúrbio e na periferia”, ressaltou Bazzo dos Santos, presidente da OAB Palmeira D’Oeste.

As outras subseções finalistas indicadas na categoria foram Patrocinio Paulista, com o projeto “A OAB Vai à Escola na Apae”, e Ibiúna, que elaborou o “Mutirão de Reconhecimento e Investigação de Paternidade”.

+ Leia também: Caio Farah Rodriguez fala sobre projeto que mapeia inovação e novos mercados na advocacia

Sobre o Prêmio Boas Práticas

Esta é a segunda edição do Prêmio Boas Práticas, que reconhece iniciativas de inovação na capital, no interior e no litoral.

Os prêmios foram entregues por Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, e por Leonardo Sica, vice-presidente, Daniela Magalhães, secretária-geral, Dione Almeida, secretária-geral adjunta, e Alexandre de Sá, diretor tesoureiro. E o projetos são focados em aprimorar a gestão, aumentar a produtividade e garantir eficiência financeira.

Sob o tema “Ideias Inovadoras e Conexões de Impacto nas Subseções”, a intenção é incentivar que essas boas práticas tomem conta de todo o estado.

“De 28 ideias magníficas recebidas, que já trouxeram resultado para advocacia, conseguimos chegar nesses dois vencedores. O mais importante é que algumas dessas ideias já foram aplicadas em outras subseções”, afirma Afonso Paciléo, conselheiro estadual e coordenador cultural OAB SP.