InstitucionalNotícias

OAB SP divulga resultado da apuração da 1ª fase do Quinto Constitucional

By 26 de outubro de 2022outubro 28th, 2022No Comments
OAB SP divulga resultado da apuração da 1ª fase do Quinto Constitucional

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) realizou, na última segunda-feira (24), a sessão pública de arguição e votação da 1ª fase do Quinto Constitucional, referente aos editais 1/2022 e 2/2022. É a primeira vez que as regras de paridade de gênero (50%) e de equidade racial (mínimo de 30% de advogadas e advogados negros) estão sendo aplicadas nesse processo seletivo.

“Estamos avançando para uma Justiça mais plural, que represente a própria advocacia – formada por mulheres, homens, negros e brancos –, ao espelhar essa diversidade na formação da nossa lista sêxtupla. Minha gratidão a todas e todos que têm a coragem e a boa vontade de estarem conosco neste projeto, que é pioneiro. É uma vitória para a sociedade, pois uma Justiça mais plural é uma Justiça mais próxima do cidadão”, destacou a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, na abertura da sessão, que foi realizada na sede da Secional.

Ao todo, 57 candidatas e candidatos constantes da lista final – já com os recursos providos – se apresentaram, e foram assistidos por conselheiros da entidade. Cada participante teve cinco minutos para fazer uma apresentação pessoal e a explanação sobre o seguinte tema: “O que se espera do(a) advogado(a) que ingressa no Poder Judiciário pelo Quinto Constitucional?”. Após a votação, 18 nomes de cada edital foram escolhidos pelos conselheiros secionais (confira abaixo).

A conclusão do processo de composição das listas sêxtuplas será realizada no dia 7 de novembro de 2022, a partir das 9h, em reunião extraordinária do Conselho Pleno da OAB SP. Os candidatos eleitos já foram convocados para a 2ª e última fase

Selecionados(as) do edital 1/2022:

DERLY BARRETO E SILVA FILHO

EDUARDO PEREIRA DA SILVA

ENEAS DE OLIVEIRA MATOS

HÉDIO SILVA JÚNIOR

NEUSA LEONORA DO CARMO DELLÚ

ROBSON DE OLIVEIRA

DÉBORA VANESSA CAUS BRANDÃO

FERNANDA MASSAD DE AGUIAR FABRETTI

ANA PAULA CORREA PATIÑO

ILANA MÜLLER