DestaquesNotícias

OAB SP abre novos editais para construção de usinas solares em mais regiões do Estado

By 11 de abril de 2024abril 12th, 2024No Comments

Projeto da Ordem paulista prevê a instalação de 18 usinas até o ano que vem e economia anual de R$2,25 milhões

Em um importante avanço no projeto de transição energética, a OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) acaba de lançar mais quatro editais para construção de usinas de geração de energia fotovoltaica. As novas coletas de preços visam à construção de dez usinas solares com alcance em 185 pontos de atendimento da Ordem paulista em diferentes regiões do Estado de São Paulo.

Publicados neste mês no Diário Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil, os novos editais têm o objetivo de contratar empresas especializadas em energia fotovoltaica para analisar os locais disponíveis nas regiões de cobertura de quatro concessionárias de energia. As empresas também precisam assumir a elaboração de projeto executivo de infraestrutura, instalação de equipamentos e funcionamento.

O projeto em andamento da OAB SP prevê agora a instalação de 18 usinas até o final de 2025, o que possibilita a mudança da matriz energética nos mais de 500 pontos de atendimento da instituição e uma economia de R$2,25 milhões ao ano.

“Os quatro novos editais representam cerca de 40% dos pontos de atendimento que vamos beneficiar com este projeto. Além da grande economia financeira, muito importante para que se possa investir em outras áreas e garantir mais benefícios à advocacia paulista, essa é uma medida fundamental para contribuirmos com a preservação do meio ambiente”, destaca o diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues.

O edital 01/2024 prevê a contratação de uma empresa especializada em energia fotovoltaica para análise da localidade disponibilizada pela Ordem paulista – a sede da OAB Sorocaba, atendida pela concessionária CPFL Piratinga. A empresa deverá indicar o melhor modelo de micro ou miniusina.

Nesta região, a Secional pretende gerar energia limpa para 29 pontos de atendimento, que consomem, em média, mais de 15.000 kWh/mês. Para isso, deverão ser instaladas 278 placas de geração de energia fotovoltaica na Subseção de Sorocaba.

Já o edital 02/2024 apresenta as localidades para instalação de usinas solares em duas cidades atendidas pela concessionária CPFL Santa Cruz: Avaré e Itapetininga. A previsão é que essas usinas produzam energia para 20 pontos de atendimento da OAB SP, que consomem, em média, 4.000 kWh/mês.

O edital 03/2024 também sugere duas localidades para instalação de usinas em cidades atendidas pela concessionária EDP – Energias do Brasil S.A: Guaratinguetá e Cruzeiro. A previsão é que essas usinas produzam energia para 21 pontos de atendimento da OAB SP, que consomem, em média, 7.500 kWh/mês.

Com indicação de cinco localidades, o edital 04/2024 é direcionado para municípios atendidos pela concessionária CPFL Paulista: Barretos, Guaíra, Lençóis Paulista, Monte Alto e Ribeirão Preto. A previsão é que essas usinas produzam energia para 115 pontos de atendimento da Ordem paulista, que consomem, em média, 56.000 kWh/mês.

As centrais geradoras vão produzir energia por meio de painéis solares e o excedente será redistribuído para a rede da concessionária, que devolverá os créditos gerados à instituição. Desta forma, todas as subseções que possuem abastecimento da mesma concessionária terão abatimentos na conta, chegando a pagar apenas a tarifa mínima e sem as oscilações impostas pelas bandeiras sazonais.

O Estado de São Paulo é atendido por cinco companhias e, por isso, será necessário construir usinas em regiões diferentes para que todas sejam contempladas.

Energia Limpa

A OAB SP integra o Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa corporativa de sustentabilidade do mundo, e o projeto para geração de energia limpa faz parte de um dos pilares da atual gestão da Secional paulista – o ESG, sigla em inglês que reúne boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança.

Usina-piloto de energia fotovoltaica na colônia de férias da OAB SP, em Três Fronteiras

O projeto de transição energética da OAB SP começou em março de 2023, com a construção de uma usina-piloto na colônia de férias da instituição, na cidade de Três Fronteiras, perto da divisa com o Mato Grosso do Sul. Desde o início do seu funcionamento, a usina já gerou mais de 112.000 MWh, uma economia de aproximadamente  R$12 mil por mês.

O objetivo da Tesouraria da OAB SP é que todas as Casas da Advocacia no estado utilizem 100% de energia renovável até o final de 2025. “Estimamos um custo de até 12 milhões de reais, com retorno em cinco anos. O investimento total do projeto é baixo se considerarmos os benefícios em médio prazo”, projeta o diretor-tesoureiro da Secional.

Dentro do planejamento, estava prevista a construção, no ano passado, de uma usina na OAB Mogi das Cruzes,  que tinha a concessionária EDP como responsável pela rede de distribuição de energia. O projeto, porém, foi cancelado por problemas técnicos.

Além das usinas que serão instaladas, seis Subseções da OAB SP possuem geração própria de energia solar: Aguaí, Miracatu, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Tatuí e Teodoro Sampaio. Nessas localidades, os painéis solares suprem a demanda das Subseções, mas não geram energia para a rede de distribuição.