OAB SP abre inscrições para programa de aceleração de escritórios de advocacia

By 1 de fevereiro de 2024fevereiro 15th, 2024No Comments

Em primeira edição, programa visa impulsionar bancas de pequeno porte e fornecer ferramentas para promover o empreendedorismo jurídico. Inscrições vão até 10 de fevereiro

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) abriu nesta quarta-feira (31) as inscrições para a primeira edição do Projeto “Aceleradora de Escritórios de Advocacia da OAB SP”. O programa visa promover o empreendedorismo jurídico e fornecer ferramentas para potencializar o desenvolvimento dos escritórios de advocacia de pequeno porte no estado de São Paulo.

As inscrições vão até 10 de fevereiro, e o edital para as advogadas e os advogados que desejam participar do processo de seleção do programa está disponível no site da OAB SP.

O projeto vai selecionar até 30 escritórios para uma formação imersiva composta de três módulos, desenvolvidos ao longo de três meses, de maneira híbrida (presencial e on-line). Nesta primeira edição, o processo de seleção projeta contemplar ao menos um escritório de cada uma das 21 regiões administrativas da OAB SP. E, além da distribuição geográfica, a iniciativa busca paridade também em gênero e raça, com vagas reservadas a candidatos negros e mulheres.

“É um projeto inédito no Brasil, inovador e com uma capacidade de transformar a advocacia a partir da entrega de ferramentas e conteúdos para gestão dos escritórios”, destaca Daniela Magalhães, secretária-geral da OAB SP e líder da iniciativa.

No mesmo sentido, a presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, exaltou a concretização de mais um projeto que havia sido planejado desde o início da gestão e, agora, sai do papel.

A “Aceleradora de Escritórios de Advocacia da OAB SP” será integralmente financiada pela OAB SP, 100% gratuita aos participantes selecionados. O programa receberá até 200 inscrições, das quais serão selecionados os profissionais participantes. No edital constam todos os requisitos de elegibilidade para a participação no processo de seleção. Entre eles, é preciso ser inscrito ativo na OAB SP, adimplente e sem condenação em curso no Tribunal de Ética e Disciplina (TED); e atuar na prestação de serviço de advocacia, podendo ser autônomo ou escritório de advocacia. Os candidatos também precisam encaminhar vídeo de no máximo três minutos apresentando os motivos pelos quais pretendem participar da Aceleradora.

É proibida a participação de quem tem vínculo direto com a OAB SP, como funcionários e membros da diretoria da Secional ou das Subseções, membros do Conselho Secional ou conselheiros federais  da Ordem paulista.

Cocriado com mentoria da plataforma StartSe e participação ativa de instituições de ensino de ponta, a “Aceleradora OAB SP” vai fornecer conhecimentos em gestão e tecnologia, além de mentoria para orientação de carreira e posicionamento no mercado, com tutorias específicas para diferentes áreas de atuação.

A programação prevê a realização de um módulo por mês durante três meses. No primeiro módulo, os participantes terão formação voltada à cultura empreendedora, enquanto o segundo será focado em gestão e operação de escritórios. O terceiro módulo traz conteúdos sobre marketing e negócios, além do pitch final de conclusão do processo e certificação.

Daniela Magalhães endossa a dimensão da iniciativa, elaborada coletivamente por advogados e demais setores da OAB SP ao longo dos últimos meses.

“O programa assume um importante papel como o ecossistema capaz de reunir e entregar para a advocacia o que há de melhor e mais moderno em termos de cultura empreendedora no ambiente jurídico, gestão e administração de escritórios, marketing jurídico, tecnologia e inteligência artificial”, ressalta.

Após o término das inscrições, o processo de seleção será realizado entre 11 de fevereiro e 11 de março. O Comitê “Aceleradora OAB SP”, que será constituído por representantes da OAB SP e parceiros, exercerá a função de banca de avaliação, ficando responsável por analisar os pedidos de inscrição e selecionar as propostas de trabalho mais aderentes aos requisitos e critérios estipulados.

A relação dos selecionados será divulgada no dia 12 de março no site da OAB SP. A matrícula deve ser feita de 12 a 15 de março. O cronograma prevê o início das atividades em 4 de abril, e o término no dia 4 de julho.

Acesse aqui outras informações e o Edital da Aceleradora.