InstitucionalNotíciasÚltimos Destaques

OAB São Paulo apoia Campanha Cotas Sim, organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares

By 6 de outubro de 2021novembro 19th, 2021No Comments
Cotas Sim

Na última terça-feira, a Universidade Zumbi dos Palmares realizou o lançamento nacional da Campanha Cotas Sim, pela renovação das leis de cotas na educação e na administração pública. O movimento apoia os Projetos de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com urgência, tendo em vista que está previsto no artigo sétimo da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012) um processo de revisão em dez anos, que pode extinguir as cotas em 2022. Além das cotas em universidades, a ação também luta pela renovação da lei que destina 20% de vagas para negros em concursos públicos em cargos administrativos, que em junho de 2024 também passará por uma revisão, de acordo com a Lei 12.990, de 9 de junho de 2014.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube TV Zumbi e contou com as participações do Presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos; do Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB, Robson de Oliveira; José Vicente, reitor da Zumbi dos Palmares; Eunice Aparecida de Jesus Prudente, Secretária Municipal de Justiça; Elizeu Soares Lopes, ouvidor da Polícia do Estado de SP; Estevão André da Silva, Presidente da Associação Nacional da Advocacia Negra; Mauro Silva, Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol; Luciana Rodrigues, CEO da Agência Grey; Thobias da Vai-Vai; Sebastião Arcanjo, Presidente da Ponte Preta; Bruna Brelaz, Presidente da União Nacional dos Estudantes. No formato virtual, participaram representantes de empresas e entidades como a Diretora Secretária-Geral Adjunta e a Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Margarete de Cássia Lopes e Myrian Ravanelli, respectivamente; o Diretor da ESA OAB SP, Fernando Fabiani Capano; o Conselheiro Secional, Arnóbio Lopes Rocha; e Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza.

Para o Presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, as políticas de cotas trouxeram inúmeros benefícios para o Brasil, com o objetivo de reduzir a desigualdade e estimular oportunidades para todas e todos. Afirmou que a extinção das cotas é um retrocesso ao país, ressaltando que a Secional paulista estará ao lado da campanha Cotas Sim, apoiando sempre as ações da Universidade Zumbi dos Palmares. Robson Oliveira, Presidente da Comissão Permanente da Igualdade Racial da Secional paulista, reforçou a importância da campanha para a manutenção da Lei de Cotas rumo à igualdade e inserção de pessoas negras nos espaços de decisão, além de reforçar que iniciativas assim são de extrema importância para abertura de diálogos valiosos para a evolução da sociedade como um todo.

O evento está disponível, na íntegra, no YouTube. Clique aqui para assistir.