NotíciasSubseções

OAB Santos cria o ‘Comunica Mulher Advogada’

By 8 de fevereiro de 2023No Comments
OAB Santos cria o 'Comunica Mulher Advogada'

Serviço funciona como um canal de denúncia/rede de apoio às profissionais da advocacia que sofrem qualquer tipo de violência no exercício de suas atividades

A Subseção de Santos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) paulista, lançou nesta semana o serviço “Comunica Mulher Advogada”, que cria uma rede de apoio às profissionais da advocacia que sofrem qualquer tipo de violência no exercício de suas atividades. De acordo com o presidente da OAB Santos, Raphael Meirelles, esse canal de denúncia nasceu dos inúmeros relatos de desrespeito na prática da função, seja em audiências virtuais ou presenciais.

Desrespeito que vai desde de piadas de mau gosto a casos extremos. E, infelizmente, por vergonha e certeza da impunidade, as advogadas preferem não levar esse tipo de situação ao conhecimento da entidade. Por isso, a criação desse canal de denúncia e apuração dos fatos tornou-se um de nossos compromissos de campanha“, afirma o presidente da 2ª Subseção da OAB SP.

A tesoureira da OAB Santos, Daniella Berkowitz, explica que: “o Comunica Mulher Advogada é, na verdade, uma rede de apoio à colega que, durante seu trabalho, tem seus direitos ignorados ou violados, propositadamente. Casos não faltam como exemplos: são insinuações desrespeitosas de gênero até a violência física, de fato. Quando isso acontece no ambiente de trabalho ou dividindo a tela de um computador, algo tem que ser feito”.

Já a secretária-geral adjunta da Subseção, Jackeline Pereira, ressalta que trata-se de um canal de denúncia seguro e eficaz. “Ele foi pensado para que as advogadas, em especial as recém-inscritas na Ordem, possam contar com outras colegas, que vão saber a melhor orientação. O importante é trazer a situação para ser resolvida. Qualquer ofensa à advogada, seja verbal, comportamental ou física, no trabalho, junto ou não de seus clientes, deve ser reportada”, destaca Jackeline.

Prerrogativas

“Formamos um grupo de diretoras responsáveis por acolher a denúncia, em um primeiro momento, e encaminhar de forma correta cada situação. O Comunica Mulher Advogada conta com as presidentes das Prerrogativas Previdenciária, Federal, Criminal, Trabalhista e Civil, além da Comissão da Mulher Advogada”, informa a diretora adjunta de Prerrogativas da Subseção, Tânia Machado de Sá.

O serviço deve ser acionado pelo e-mail comunicamulher@oabsantos.org.br ou por meio do aplicativo OAB Santos (disponível para Android e Apple).