Skip to main content
NotíciasSubseções

OAB Piracicaba realiza 1º Seminário “Racismo e LGBTFobia no ambiente de trabalho”

By 27 de março de 2023No Comments
OAB Piracicaba realiza 1º Seminário “Racismo e LGBTFobia no ambiente de trabalho”

No último dia 22 de março, a Comissão de Diversidade Sexual da 8ª Subseção da OAB de São Paulo, Piracicaba, realizou o primeiro seminário “Racismo e LGBTFobia no ambiente de trabalho”, em parceria com a Comissão da Promoção da Igualdade Racial, o Rotary Club de Piracicaba São Dimas e a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). O evento coordenado pelo advogado Thiago Franco, presidente da Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Piracicaba, ocorreu gratuitamente no Salão Nobre da referida Universidade, contou com abertura da coordenadora do curso de Direito Manuela e com três palestrantes. Cerca de cento e cinquenta ouvintes estiveram presentes, sendo público externo no geral e público universitário interno (discentes e docentes do curso de Direito).

Dentre os temas trabalhados a primeira apresentação, proferida pelo advogado Luciano Alves de Lima, relevou a importância de não apenas se combater o racismo, mas sim da efetivação de ações antirracistas; em desdobramento, o mesmo se aplica ao combate à LGBTFobia: é fundamental que o desenvolvimento de ações antiLGBTFóbicas congreguem em políticas públicas. Na sequência, o advogado Guilherme Richena Ferreira, apresentou conceitos-chave da “Diversidade Sexual e Cidadania LGBTI+”, conforme Cartilha da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A terceira explanação, realizada pelo Juiz do Trabalho, Firmino Alves Lima, exemplificou por meio de estudos de caso em situações de ambiente de trabalho, medidas para a valorização e proteção da diversidade sexual; ainda, recuperando os dizeres de Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984, “se você ficar neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”, possibilitou aos presentes a reflexão do cumprimento da norma jurídica escrita em face de todo e qualquer comportamento humano.

Encerrando o evento, Thiago Franco considerou o sucesso do Seminário, confirmando que “é crescente a demanda da sociedade brasileira pela temática LGBTQIA+”.

Encerrando o evento, Thiago Franco considerou o sucesso do Seminário, confirmando que “é crescente a demanda da sociedade brasileira pela temática LGBTQIA+”.