CAASPNotícias

Missa de Santo Ivo será transmitida ao vivo pela TV CAASP

By 19 de maio de 2023maio 26th, 2023No Comments
Missa de Santo Ivo será transmitida ao vivo pela TV CAASP

A TV CAASP, canal no Youtube da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, transmitirá a Missa de Santo Ivo nesta sexta-feira (19), às 19h, para aqueles que não puderem comparecer à Paróquia Santo Ivo, no Largo da Batalha, 189, Ibirapuera, na Capital. O link da live já está ativo no canal da entidade para que advogados e advogadas ativem a notificação e não percam o início do evento.

“Os advogados que não puderem comparecer pessoalmente à Paróquia Santo Ivo poderão acompanhar a celebração pela internet, reforçando o compromisso da CAASP em atender a toda advocacia, onde quer que esteja”, diz a diretora tesoureira da Caixa de Assistência, Solange de Amorim Coelho, que está à frente da organização do evento.

A Missa de Santo Ivo é uma tradição na comunidade jurídica, que se reúne anualmente para prestar homenagem ao Padroeiro da Advocacia. Trata-se de um evento conjunto da CAASP, da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp).

A celebração contará com apresentação do Coral OAB SP-CAASP, sob regência do maestro José Antunes, coroando um dia de fé e gratidão ao santo da classe jurídica.

Padroeiro da Advocacia

Yves Helori de Kermartin (Yves, em francês; Ivo, em português), que posteriormente ficaria conhecido como Santo Ivo, nasceu na França, em 17 de outubro de 1253, e morreu no dia 19 de maio de 1303. Aos 14 anos, foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de Teologia e Direito Canônico, tendo sido aluno de Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

Aluno extraordinário, forma-se e logo passa a atuar como advogado. Ficou conhecido pela defesa de pessoas sem recursos e, muitas vezes, atuava gratuitamente. Veio, também, a ser nomeado juiz.

É de Santo Ivo o primeiro Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de deontologia da profissão.

Santo Ivo foi o primeiro a criar uma república de estudantes, protegendo-os, acolhendo-os; inicialmente, compartilhando seus aposentos com compatriotas e, depois, com colegas de turma, para que estudassem, descansassem e se abrigassem do rigoroso inverno. Foi ele quem, sem ferir ou magoar, adotou os ideais de São Francisco de Assis no meio universitário pobre, abrigando-os, apoiando-os e auxiliando-os.

Santo Ivo instituiu a primeira assistência judiciária gratuita de todo o mundo. Foi o responsável pela criação da conciliação como método de solução de conflitos e formou a primeira Ordem de Advogados.

De família nobre, abandonou toda a sua riqueza em prol dos pobres, dos órfãos, dos menores desvalidos, das viúvas, dos estudantes, a quem protegia e ajudava – de todas as maneiras.

Faleceu aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde até hoje é objeto de devoção dos fiéis. Em 1347, foi canonizado pelo Papa Clemente VI, a pedido de bispos e autoridades civis.