Skip to main content
CAASPNotícias

Missa de Santo Ivo: mensagens de fé e devoção às causas dos mais necessitados

By 31 de maio de 2023junho 6th, 2023No Comments
Missa de Santo Ivo: mensagens de fé e devoção às causas dos mais necessitados

A advocacia católica reuniu-se na Paróquia de Santo Ivo, na Capital, para a celebração da Missa Solene de Santo Ivo, padroeiro da classe jurídica. A solenidade foi celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari, com leitura de escrituras conduzidas pela tesoureira da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Solange de Amorim Coelho, e cânticos entoados pelo Coral da OAB SP-CAASP, regido pelo maestro José Antunes.

  • Veja mais fotos aqui.

A cerimônia emocionou profissionais da advocacia, que lotaram a Paróquia. O advogado Roberto Pugliesi veio de Santa Catariana para assistir à celebração. “Desde 1974, quando me formei, tive desejo de assistir e participar desta linda missa”, contou à reportagem. Fábio de Almeida Braga, por sua vez, comemorou o aniversário de 55 anos durante a celebração religiosa: “Um privilégio”. “Já na entrada da igreja somos instigados a rememorar a importância de nossa profissão ao nos depararmos com o lema de Santo Ivo – ‘Justiça e Caridade’. Foi uma noite de religare”, disse Siliane Gomes dos Reis.

A Missa Solene de Santo Ivo foi organizada pela CAASP, em conjunto com a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo, a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), o Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e a União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp), sendo transmitida no YouTube para todo o Estado de São Paulo (assista a gravação neste link).

Carregaram o ofertório os conselheiros secionais Ezequias Alves da Silva,  Alcenilda Alves Pessoa e José Chiachiri Neto, e a tesoureira da Subseção de Ipiranga, Annelyse Sanches de Moura.

Também no dia 19 de maio, outras 18 subseções da OAB SP organizaram solenidades ao padroeiro da advocacia. Foram elas: Itanhaem, Mogi das Cruzes, Bragança Paulista, Catanduva, Casa Branca, Bauru, Bebedouro, Ribeirão Bonito, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Taubaté, Tremembé, Jundiaí, Itapetininga, Fernandópolis, Caçapava, Palmeira do Oeste e Cardoso.

Fé e justiça

Após o rito de fé, representantes da advocacia subiram ao púlpito Paróquia de Santo Ivo para dar seus testemunhos de fé e comprometimento com a justiça.

O tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, e a secretária-geral adjunta da CAASP, Vila Muniz de Farias, enfatizaram à plateia o papel voluntarioso da advocacia e de suas instituições.

“Ao pensar em nossa instituição e na advocacia, temos alguns exemplos que atendem à mensagem de Santo Ivo. Temos, hoje, 700 defensores públicos e 50 mil advogados que atuam no convênio com a Defensoria Pública do Estado, complementando a assistência judiciária à população. Na Secional, uma série de comissões são voltadas à comunidade. Além disso, boa parte das anuidades pagas pelos colegas mantém as Casas da Advocacia, locais onde a sociedade mais carente recorre para ter acesso a um advogado”, listou Domingues.

Vilma continuou: “Santo Ivo ajudava os mais pobres e necessitados. E a OAB SP conta, também, com um braço assistencial para socorrer os seus. Temos uma grande parte da classe que carece hoje, talvez inspirado por Santo Ivo, nós tenhamos criado a CAASP, instituição que atua justamente para atender os colegas mais necessitados”.

O advogado Roberto Cardillo, por sua vez, declarou: “Com visão espiritualizada do trabalho, seremos capazes de desempenhar o ofício com um nobre propósito e, no meio das atividades correntes, levar Deus a todos que nos cercam. Que Santo Ivo inspire nossos labores jurídicos”.

Francisco Falsetti, paroquiano de Santo Ivo há 38 anos, agradeceu o compromisso das entidades de classe com a celebração, e destacou: “Esta missa é uma fonte de inspiração, reflexão e esperança, especialmente nos dias de hoje – cabeludos, bicudos -, quando atravessamos certos descasos dos tribunais superiores na observância do pesar da balança. Como operadores do Direito, devemos estar atentos e lutar pelo Estado Democrático de Direito”.

O presidente da AASP, Eduardo Foz Mange, destacou: “É muito bom ver nossas instituições unidas, orando a Santo Ivo, que teve uma vida dedicada à fé e ao Direito, tendo se destacado justamente na defesa dos mais humildes. Se cada um de nós seguir uma pequena parte do legado de Santo Ivo, com certeza, teremos um mundo melhor”.

Agradeço aos sacerdotes que celebraram essa missa, cuja mensagem levaremos conosco, refletindo a respeito da missão de caminhar lado a lado dos necessitados e humildes, disse o diretor financeiro do IASP, Marcos Vinício Raiser da Cruz.

O diretor financeiro do Ujucasp, Miguel Vidigal, fez os seguintes votos: “Que esse encontro anual seja um reinício do cumprimento da nossa missão. Devemos sair daqui mais atentos em como vamos praticar a justiça, imitar Santo Ivo e servir melhor a Deus”.

O decano da advocacia local, Samuelk Risek, foi quem proferiu a oração final da celebração, a Oração a Santo Ivo.

Solange agradeceu o trabalho dos colaboradores das entidades promotoras da missa, “sem o qual o evento não alcançaria tamanho sucesso”.