Skip to main content
CarrosselComissõesNotícias

MANIFESTO: Virada pelo fim da violência nas escolas

By 20 de abril de 2023No Comments
Subseção Araraquara lança projeto “Conhecimento gera alimento”

É com imensa preocupação que acompanhamos o aumento de casos de violência contra estudantes e professores dentro das escolas no Brasil. Nós, organizações da sociedade civil dedicadas à educação e à defesa dos direitos das crianças e adolescentes, estendemos nossa solidariedade à toda comunidade escolar.

Entendemos que o momento exige uma conjunção de esforços para defender a escola, que há anos vem sendo alvo de sucessivos ataques, ora na tentativa de descredibilizá-la em seu papel na redução de desigualdades, ora em sua instrumentalização para defesa de pautas conservadoras. Acreditamos que com união e compromisso com a democracia, podemos enfrentar essa crise.

Por meio do diálogo e contra a lógica do medo, nós vamos seguir defendendo uma educação para a solidariedade e pela democracia, incentivando que a sociedade se aproprie e se comprometa coletivamente com valores como a diversidade cultural, respeito às diferenças, luta por equidade, liberdade de expressão, resolução de conflitos, consumo responsável e sentimento de pertencimento e cuidado consigo, com o outro e com o planeta.

A escola é lugar de encontro para reforçar os laços de solidariedade; lugar de troca de conhecimento para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente; local de esperança para a transformação com a garantia de direitos com redução de desigualdades; local de encontros e amizades, da natureza humana e do brincar. A escola é lugar de conhecimento, conexão, interação, brincadeiras, divergência, diversidade, proteção!

É por isso que lançamos hoje, dia 20 de abril de 2023, o manifesto “Virada pelo fim da violência nas escolas”, com o objetivo de fortalecer e defender a escola em seu papel central para a justiça social e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Queremos demonstrar nosso apoio incondicional à comunidade escolar por meio de uma rede nacional de pessoas e instituições de mãos dadas contra o discurso de ódio, a desinformação e a cooptação de crianças, adolescentes e jovens por grupos extremistas.

Convidamos a sociedade brasileira a se unir a nós, espalhando esta mensagem e aderindo a este movimento. Vamos somar forças com professores e estudantes, que já estão atuando em suas escolas, para fazer com que essa mobilização se espalhe por todo o Brasil. Será com a escola e pela escola que vamos construir respostas de curto, médio e longo prazos diante da complexidade que esses problemas demandam, envolvendo reflexões e ações sobre educação em direitos humanos, educação midiática, segurança, ambiente digital e cultura democrática e solidária.

A escola não é lugar de violência. A escola é lugar de conhecimento, conexão, interação, brincadeiras, divergência, diversidade, proteção.

Convidamos a sociedade brasileira a se unir a nós no movimento “Virada pelo fim da violência nas escolas”, lançado hoje, dia 20 de abril de 2023, para fortalecer e defender a escola em seu papel central para a justiça social e para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Preencha o formulário a seguir para participar: bit.ly/virada-fim-violencia

Será com a escola e pela escola que vamos construir respostas diante da complexidade que esses problemas demandam. Compartilhe esta mensagem e ajude a espalhar este movimento!

 

Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)

Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC)

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB SP

Comissão Especial de Justiça Restaurativa da OAB SP

Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva

Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes

EDUCAFRO Brasil

FLACSO Brasil

Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA)

Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente

Instituto Alana

Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente

Movimento Agenda 227

Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)

Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE)

Núcleo de Estudos da Violência (NEV/USP)

Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (Relaappe)

Rede Nacional Primeira Infância (RNPI)

Rede Kunhã Áse de Mulheres na Ciência

União dos Escoteiros do Brasil

União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME)

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)