InstitucionalÚltimos Destaques

OAB SP e Núcleo da Preservação da Memória Política promovem audiência pública sobre Memorial da Luta pela Justiça

By 6 de abril de 2021No Comments

Debate virtual será realizado em 14 de abril e contará com a participação de historiadores, pesquisadores e representantes de OSCs

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo (OAB SP), em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política (NPMP), promove audiência pública para implantação do Plano Museológico do Memorial da Luta pela Justiça. O debate será realizado virtualmente no dia 14 de abril, das 14h às 17h30, com profissionais de museologia, historiadores, pesquisadores e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessados no tema.

O Memorial tem como sede o prédio que abrigou as auditorias militares federais da 2ª Circunscrição Judiciária, sendo considerado um símbolo da repressão e da resistência à ditadura militar. Segundo o NPMP, sua ressignificação visa representar a memória da classe trabalhadora que, mesmo nas condições adversas do período, defendeu valores fundamentais à sociedade. Por isso, o espaço será voltado para a educação em direitos humanos.

Os interessados na audiência pública deverão se inscrever neste link. As manifestações dos participantes não poderão exceder três minutos. A ordem de palavra será dada pela antecedência da inscrição.

Abertura

Caio Augusto Silva dos Santos, Presidente da OAB SP e Maurice Politi, Diretor do Núcleo de Memória

Mediação

Oswaldo Oliveira Santos Jr., Diretor do Núcleo de Memória

Convidados

Raquel Elita Alves Preto, Diretora Tesoureira da OAB SP;

Ana Amélia Mascarenhas Camargos, Vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP;

Katia Felipini, Museóloga e Diretora do Núcleo Memória;

Cristina Bruno, Conselheira do Núcleo Memória e coordenadora do Plano Museológico do MLPJ;

Deborah Neves, Historiadora e Representante da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) – Condephaat;

Eduardo Valério, Representante do Ministério Público Estadual;

Marcelo Mattos Araujo, Advogado;

Marcus Cartum, Arquiteto;

Marcos Napolitano, Historiador e Professor do departamento de História da USP;

Tarcísio Tadeu Garcia Pereira, Representante da Associação Henrich Plagge;

Vera Vital Brasil, Psicanalista e Coordenadora do plano museológico do Departamento de Ordem Política e Social do Rio de Janeiro (DOPS-RJ).

Ricardo Toledo, Vice -presidente da OAB SP

Audiência Pública – Memorial da Luta pela Justiça

Data: 14/04 (quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h30