Skip to main content
ComissõesNotícias

IA generativa: o que é e seus impactos no mercado

By 19 de abril de 2023No Comments

A inteligência artificial generativa (IA generativa) é uma técnica de inteligência artificial que envolve a criação de modelos de aprendizado de máquina que podem gerar novos dados que se assemelham a um conjunto de dados de entrada.

Em outras palavras, a IA generativa usa algoritmos de aprendizado de máquina para aprender um conjunto de dados e, em seguida, gerar novos dados que se assemelham a esse conjunto de dados original. A IA generativa é utilizada em diversas áreas, alguma delas sendo:

Arte e Design: a IA generativa é usada para criar imagens, música e até mesmo vídeos que parecem ter sido criados por humanos. Um exemplo disso é o projeto “The Next Rembrandt”, em que uma equipe de cientistas, designers e especialistas em arte criou uma pintura no estilo de Rembrandt, usando uma IA generativa que analisou o trabalho do artista holandês.

Jogos: a IA generativa é usada em jogos para gerar conteúdo proceduralmente, tornando o jogo mais variado e interessante. Um exemplo é o jogo No Man’s Sky, que usa uma IA generativa para criar planetas e outros elementos do jogo.

Geração de Texto: a IA generativa é usada para gerar texto, permitindo que os computadores escrevam artigos, histórias e até mesmo livros. Um exemplo é o projeto GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3), uma rede neural de última geração que pode gerar texto em uma variedade de estilos e tons.

Tradução Automática: a IA generativa é usada em sistemas de tradução automática, permitindo que os computadores traduzam texto em diferentes idiomas. Um exemplo é o Google Translate, que usa uma IA generativa para traduzir textos em mais de 100 idiomas diferentes.

Reconhecimento de Voz: a IA generativa é usada em sistemas de reconhecimento de voz, permitindo que os computadores reconheçam a fala humana e convertam em texto. Um exemplo é o Siri, o assistente pessoal da Apple, que usa uma IA generativa para entender e responder às perguntas dos usuários.

Além disso, a IA generativa é usada em aplicações como geração de texto, tradução automática e reconhecimento de voz, permitindo que os computadores gerem conteúdo que se assemelha ao produzido por humanos.

No entanto, a IA generativa também apresenta desafios em termos de ética e privacidade, pois a criação de novos dados pode levar a questões de propriedade intelectual e uso indevido de informações pessoais.

Texto elaborado pela Comissão Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da OAB SP