Skip to main content
NotíciasÚltimos Destaques

“Hoje eu realizo um sonho que nasceu em minha mãe”, diz primeiro jovem advogado a receber a carteira da Ordem em São João da Boa Vista

By 7 de março de 2024No Comments

Cerimônia acompanhada pela secretária-geral da OAB SP encerrou agenda de cinco eventos, realizados na última terça-feira; Daniela Magalhães também participou de palestras e bate-papos em comemoração ao Dia da Mulher

 

Primeiro entre os 21 novos advogados a receber a carteira da Ordem na última terça-feira (5), em São João da Boa Vista, André Felipe dos Santos, de 28 anos, não escondeu a emoção. Ao lado da mãe, ele realizou o sonho de ambos ao se tornar um defensor da lei e dos direitos dos cidadãos. 

“Receber minha OAB pelas mãos da doutora Daniela Magalhães, que tanto luta pela advocacia e pelos direitos da mulher, foi muito significativo, já que referências femininas sempre foram a base da minha vida. Minha mãe sonhou esse sonho comigo e, hoje, nós o realizamos juntos”,  revela o mais novo advogado da cidade. 

Além da secretária-geral da Ordem paulista, Daniela Magalhães, o evento realizado na Estação das Artes contou com a presença do Conselheiro Secional Jorge Andreotti, em um dia de encontros e bate-papos dedicados ao interior do Estado. Ao todo, Daniela Magalhães visitou cinco Subseções e promoveu palestras e troca de experiências em celebração ao Dia da Mulher. 

“Falar sobre liderança feminina, jovem advocacia e a importância da interiorização da Ordem é sempre prioridade para nós. E hoje, especificamente, tive a honra de conhecer de perto muitas advogadas e suas histórias. Nossa missão é ouvir a advocacia e levar os serviços e estruturas da OAB SP para todos. E claro: receber novos colegas de profissão e somar forças”, disse a secretária-geral da OAB SP. 

Pelo interior do Estado

Em seu primeiro compromisso do dia, Daniela Magalhães ministrou a palestra “Mulheres nos Espaços de Poder”, em São Sebastião da Grama. O evento reuniu ao menos 50 advogadas e advogados na Subseção. 

“Lembrar e celebrar juntos as lutas e conquistas das mulheres, que ainda sofrem muito preconceito, é um dever também dos homens. Por isso, esse evento é tão importante para nós e para reforçar o apoio que recebemos da Secional”, detalha Alexandre Lorca Peres, presidente da OAB São Sebastião da Grama.

Juliana Fernandes de Marco, Conselheira Secional da OAB SP, também cumpriu a agenda de eventos ao lado de Daniela Magalhães e reforçou: “essas visitas realmente significam muito, pois atestam o compromisso da Secional em nos garantir instalações mais dignas, condições de trabalho e apoio na luta pela paridade de gênero na advocacia”.

Na sequência, a obra da nova Casa da Advocacia de Casa Branca foi visitada pela representante da Secional, com direito a expectativa de prazo de conclusão confirmada pelo presidente da Subseção, José Roberto Pedroso. A previsão é que a mudança ocorra ainda no primeiro semestre deste ano. 

“Esse espaço é um marco para a nossa região, que vai nos garantir mais qualidade nos atendimentos e espaço para os jovens advogados e advogadas”, ele afirma. 

Outros dois encontros promovidos exclusivamente em comemoração ao Dia da Mulher reuniram a advocacia local em peso. O primeiro, em São José do Rio Pardo, contou com a presença da advocacia feminina e também de autoridades locais, como Algemira Pinheiro de Souza, vice-prefeita da cidade. E, no segundo, em Caconde, uma roda de conversa foi promovida por Magalhães, onde aflições e boas ideias acabaram compartilhadas. Para encerrar, teve café da tarde comemorativo.

“Por muitos anos, estar em um espaço de relevância era algo distante e quase impossível para as mulheres. Hoje, porém, tenho o prazer de reunir em uma só sala tantas mulheres importantes, que alçaram voo e conquistaram seu lugar de fala. Isso é representatividade. A começar pela diretoria da nossa OAB SP, que é majoritariamente feminina”, expressa Evelise Fagiolo Augusto, presidente da OAB São José do Rio Pardo.   

“Estamos à todo vapor para provar que as mulheres têm espaço e importância em nossa Subseção, promovendo eventos e encontros durante a semana. A luta para sermos quem quisermos ser é grande e, consequentemente, as comemorações também precisam ser iguais”, finaliza a presidente da Subseção de Caconde, Raquel Fagoti Maringoli. 

Entrega de carteiras

Para finalizar a rota de visitas pelo interior de São Paulo na última terça-feira (5), Daniela Magalhães participou da entrega de carteiras da Ordem a novos advogados, em São João da Boa Vista, ao lado da diretoria da OAB local e de pais e mães orgulhosos em um evento tão significativo. 

“Esses jovens advogados, que vão alterar e influenciar a nossa sociedade de agora em diante, estão preparados e bem amparados, visto que, graças à OAB SP, temos toda a estrutura da ESA [Escola Superior de Advocacia] e da Caasp [Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo] em nossa cidade para oferecer a eles e bem recebê-los”, afirma Gustavo Massari, presidente da Subseção de São João da Boa Vista.

“Diante de um dia tão importante e com tantos compromissos inspiradores, receber novos advogados é sempre grandioso. Por isso, é necessário lembrar que a jovem advocacia encontra valor diferenciado na anuidade da OAB SP, além do programa Anuidade de Volta, que é um super incentivo para a capacitação, e o cashback do OAB SP Shop. Isso tudo para acolhê-los e apoiá-los em seus primeiros anos na profissão”, finaliza Daniela Magalhães.