Skip to main content
Eventos/NovidadesNotíciasÚltimos Destaques

Especial Mês da Mulher: OAB SP promove 1º Congresso TED Com Elas

By 14 de março de 2024No Comments

Com a participação de renomadas especialistas no tema, encontro debate sobre o papel das mulheres na advocacia e na sociedade em geral

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) irá realizar, no dia 22 de março, o 1º Congresso “TED Com Elas: a Busca pela Equidade de Gênero”. Organizado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, o evento contará com as presenças de mulheres especialistas no tema, com o objetivo de explorar diferentes aspectos da equidade de gênero e da representatividade feminina na advocacia.

O encontro faz parte da programação especial da entidade em celebração ao Mês das Mulheres. Destacam-se diversos painéis e palestrantes renomadas, incluindo a participação da diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães; da presidente do TED OAB SC, Luciane Mortari Zechini; e da presidente do TED PR, Adriana Oliveira. Elas irão abordar sobre “Desafios e Perspectivas Profissionais para a Mulher Advogada e a Participação das Advogadas no Sistema OAB e no Tribunal de Ética”. 

A ex-presidente da AASP (Associação dos Advogados de São Paulo),  primeira mulher a presidir a instituição (2021) em 80 anos, Viviane Girardi, será responsável pela abertura do evento. “Direitos, Prerrogativas e Mulheres Advogadas” será o tema aprofundado pela coordenadora da Coordenação Nacional de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia da OAB Nacional, Milena da Gama Fernandes Canto. 

A consultora em Estratégias de Inclusão e Gestão das Diversidades nas Organizações,  Alessandra Benedito, junto com a presidente do TED OAB GO,  Ludmila Torres,  abordará sobre “A Busca pela Igualdade de Gênero não é um Assunto só de Mulheres”.

A ex-presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), Flavia Rahal, detalha sobre a “OAB TED e o cumprimento da Meta 5 do ODS da Agenda 2030 da ONU”. Enquanto a mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas e vice-presidente da Turma X do TED OAB SP, Mariana Bega, explica sobre a “Cartilha de Prerrogativas da Mulher Advogada e a Urgência na Sua Implementação Ratificação da Convenção Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher”. 

O Painel “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero” conta com a presença da desembargadora do TJSP, Lia Porto, que irá falar sobre as normas dentro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), enquanto Ludmila Torres analisa o tema voltado para o TED da OAB. O debate também terá a participação da vice-presidente do TED RO, Louise Souza dos Santos Haufes; e da membro da Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB RO, Alessandra Rocha Camelo. 

Por fim, o tema “Mulher em Situação de Violência e o Necessário Acolhimento” será  apresentado pela advogada e professora de Direito, Ana Cristina Evangelista; e pela vice-presidente da ATEP e membro do TED OAB PA, Luiza Campelo. Enquanto a advogada cível e ex-presidente do TED OAB SP (2018), Renata Soltanovich; e a presidente da XX Turma Disciplinar do TED OAB SP, Cristiane Simõs, falam sobre “O novo inciso XXX, do art. 34 do Estatuto da Advocacia e da OAB (assédio moral, sexual ou discriminação)”.

Confira a programação completa aqui