InstitucionalNotícias

Encontro de Secretariado-Geral do CFOAB compartilha boas práticas das secionais

By 6 de junho de 2023junho 13th, 2023No Comments
Encontro de Secretariado-Geral do CFOAB compartilha boas práticas das secionais

Dando continuidade ao projeto de compartilhar cases de sucesso de suas secionais, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) promoveu o 5º Encontro Nacional de Secretariado-Geral dos Conselhos Secionais da OAB. A reunião ocorreu na manhã da última sexta-feira (2), em formato virtual, e foi conduzida pela secretária-geral da OAB Nacional, Sayury Otoni.

“Esse é o nosso segundo encontro, em que compartilhamos iniciativas de sucesso. Precisamos fortalecer as boas práticas, para fortalecer o Sistema OAB, como um todo”, disse a Sayury.

Nesta reunião, foi a vez das secionais de São Paulo e de Santa Catarina dividirem suas experiências. A secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, contou o que a Ordem paulista vem fazendo para inovar em sua gestão.

“Investimos na reforma das Casas da Advocacia. Trouxemos a advocacia para dentro da estrutura ofertada pela Ordem, que antes era sem estrutura, e hoje estão reformadas e bem equipadas”, afirmou Daniela. Segundo a diretora da Secional paulista, as Casas da Advocacia estão de portas abertas para todo advogado que precisar de um local para trabalhar, uma sala para reunião. “Inclusive, incluímos nesses locais uma assinatura premium do Jusbrasil para consulta a jurisprudência”, ressaltou Daniela.

Outra iniciativa da OAB SP foi o fornecimento do cartão digital aos novos advogados. “Todo novo advogado, ao receber a carteira da OAB, também receberá um cartão de apresentação digital, que conterá um QR Code, o qual remeterá para o cadastro dele no CNA [Cadastro Nacional dos Advogados] e às redes sociais do profissional. Estamos migrando do cartão de papel para o digital”, informou Daniela. Esse cartão também direciona para uma página onde está hospedado o Código de Ética da OAB digitalizado, e demais informações sobre o Sistema OAB.

A secretária-geral da OAB SC, Maria Teresinha Erbs, destacou a central de atendimento da Secional catarinense, “que, após a pandemia da Covid-19, passou por virtualização de seus processos”. Maria Teresinha salientou que esse procedimento proporcionou com que a OAB SC “agilizasse o processo, bem como enxugasse a máquina. Hoje, o pedido de inscrição de um novo advogado demora de 15 a 20 dias”, complementou Maria Teresinha.

O investimento em espaços para a advocacia também é uma preocupação da Secional catarinense. “Entregamos nesta gestão salas compartilhadas com computadores, mobiliários, internet, onde os advogados poderão prestar atendimento aos clientes, reuniões, audiências virtuais, estudar, etc. Até o fim da gestão, deveremos entregar outras casas em todo o Estado, para que toda a advocacia, principalmente do interior, seja atendida pela OAB”, ressaltou.

Fonte: OAB Nacional