NotíciasSubseções

Em visita a Socorro, Patricia Vanzolini ministra aula magna sobre ‘advocacia do futuro’

By 9 de fevereiro de 2024No Comments

Presidente da OAB SP prestigiou evento na subseção com conteúdo sobre incorporação de tecnologias na prática jurídica. Advogada ainda relembrou início da carreira na área criminal

“A OAB na Advocacia do Futuro” foi o tema da aula magna de Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), nesta segunda-feira (5), na Subseção de Socorro.
A aula magna – parte do programa de interiorização da OAB SP – reuniu cerca de 60 pessoas na Casa da Advocacia e Cidadania da cidade, entre advogadas e advogados, membros do Ministério Público e da polícia e estudantes de direito.
Segundo Vanzolini, a palavra de ordem é manter a tranquilidade diante do advento de novas tecnologias e continuar buscando atualização. “Sem pânico, todo mundo vai aprender a se virar com as tecnologias, e vamos todas e todos continuar advogando. Mas temos que estar ligados em algumas mudanças no mundo à nossa volta, para aprendermos a surfar a onda”, comentou.
Para a presidente da OAB SP, a chave do sucesso em um mundo em constante atualização é o investimento em três coisas: conhecimento, relacionamentos e entendimento das novas tecnologias, como as ferramentas de inteligência artificial generativa, a exemplo do ChatGPT.
“O primeiro investimento constante precisa ser em conhecimento. A atividade jurídica está ficando cada vez mais especializada, com certos fazeres mecânicos sendo substituídos por máquinas. Isso afetou primeiro os estagiários; antes, eram dezenas, mas hoje, muitos escritórios nem tem estagiários. É preciso investir incessantemente em estudo”, comentou Vanzolini.
O segundo investimento, disse a presidente da OAB SP, deve ser em relacionamentos, seja com colegas, clientes ou profissionais em outros âmbitos do Estado, como policiais ou membros do Ministério Público.
Já o terceiro aspecto a ser contemplado, segundo Vanzolini, é a postura aberta à incorporação de novas tecnologias no dia a dia do trabalho. “Estamos vivendo talvez pela primeira vez na história da humanidade uma realidade de conhecimento de via de mão dupla. O conhecimento tradicionalmente veio dos mais velhos para os mais jovens, mas hoje também flui dos mais jovens aos mais velhos. Para os jovens, recomendo aproveitar essa facilidade e entender profundamente os sistemas dos tribunais e as ferramentas de IA generativa. Também é possível ajudar os locais de trabalho a implementar ferramentas de gestão, como o Trello”, afirmou.

Início na área criminal misturou medo e confiança
Vanzolini aproveitou a aula magna em Socorro para relembrar o início de sua carreira. Após fazer estágios na área cível, ela começou no direito penal em um caso em que defendia o porteiro de um desmanche clandestino que havia sido preso.
“Era o caso da minha vida. Só ele foi preso; proprietários e outros envolvidos tinham advogados caros e já estavam soltos. Eu ia despachar com o juiz tremendo nas bases, mas segura de que sabia o que estava fazendo, pois já cursava mestrado em direito processual penal. Daí a importância de seguir estudando”, comentou.
A presidente da OAB SP lembrou ainda que o programa Anuidade de Volta, criado em 2023, permite à advocacia usar 100% do valor pago na anuidade em créditos para cursos online ou presenciais na Escola Superior da Advocacia da OAB SP, incluindo cursos de pós-graduação.
“E vamos lançar um curso gratuito de inteligência artificial para advogados, com curadoria do Ronaldo Lemos e sua equipe. Um curso sério, porque assim que surge uma modinha, começa a aparecer no mercado um monte de coisa que não é confiável”, comentou.
A presidente ainda arrancou risos do público ao responder à pergunta de Adib Kassouf Sad, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), sobre qual foi o resultado da defesa do porteiro do desmanche, seu primeiro cliente. “Foi solto e, depois, absolvido. É lógico!”, respondeu a presidente.
Falando em nome da CAASP e das oito subseções da região próxima a Socorro, Sad agradeceu à presidente e elogiou seu desempenho à frente da Secional. “Alegria e honra em recebê-la novamente. Vossa excelência tem se mostrado exatamente aquilo que esperamos da grande liderança da advocacia do Estado. Tem a justa medida da palavra amável e da firmeza necessária para colocar nossa entidade em um lugar de destaque. Por isso não tenho receio de dizer que a sua escolha foi um grande presente para a advocacia e a sociedade de São Paulo”, completou.