Skip to main content
CAASPNotícias

Doar para salvar vidas: OAB SP lança e-book e CAASP reforça campanha por doação de sangue

By 9 de dezembro de 2022No Comments
Doar para salvar vidas: OAB SP lança e-book e CAASP reforça campanha por doação de sangue

Com o intuito de propagar a prática da doação por advogadas e advogados, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) lançou o e-book “Fomento à Cultura de Doação na Advocacia” (faça o download aqui). Produzido pelas comissões da Secional de Direito do Terceiro Setor e de Ação Social e Cidadania e pela Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Pinheiros, o material traz um passo a passo de como contribuir para as mais diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs), bem como sobre os benefícios fiscais disponíveis para doações de pessoas jurídicas.

O e-book integra a Campanha da OAB SP “Legal é Doar” e contou com apoio da Comissão de Direitos Humanos da Secional e da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP).

Com frequência, recorre-se ao espírito humanitário da advocacia. São várias as ações de doação que a CAASP realiza ou incentiva, dentre as quais a mais longeva é para doação de sangue. A Caixa de Assistência mantém, há anos, a campanha “Doação que Salva Vidas”, em parceria com o Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. Trata-se de uma ação de mobilização permanente, cujos resultados práticos em favor da saúde da população são imediatos: doar sangue e medula óssea. Para participar, basta dirigir-se a um dos hemocentros listados aqui, munido de um documento de identidade com foto.

“É muito importante que os colegas deem vazão ao seu espírito humano e solidário. No caso específico da doação de sangue, trata-se de um gesto rápido, sem qualquer custo, cujo é efeito é nada menos que salvar vidas”, observa a diretora da CAASP, Lúcia Bludeni

Neste ano, em fevereiro, a entidade recebeu um volume significativo de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal, além de recursos via PIX, que somaram R$ 7,5 mil, para socorro às famílias vitimadas pelas fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Estado.

Voltada à arrecadação de cobertores, os quais foram encaminhados a OSCs destinadas a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, a CAASP e a OAB SP realizaram, em maio, a Campanha de Inverno.

Em julho, o Arraiá da Advocacia arrecadou quatro toneladas de alimentos, que foram entregues às paróquias São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Consolação, da Capital, à associação de amparo à moradia Clínica da Alma, de Itanhaém, e para advogados e advogadas da Subseção de Carapicuíba, que se encontravam em situação de carência.