InstitucionalNotíciasSubseções

Diretora da OAB SP faz visita à Subseção de Santos e dá visibilidade às advogadas negras

By 13 de julho de 2022julho 18th, 2022No Comments

A 2ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) foi visitada, na última sexta-feira (8), pela secretária-geral adjunta da Secional, Dione Almeida Santos. A diretora foi recebida pelo presidente da OAB Santos, Raphael Meirelles, e pelo secretário-geral da Subseção, Leonardo Ramos. Na ocasião, ela destacou a importância da visibilidade da mulher advogada, em especial, a negra, para as futuras profissionais da área.

Dione, Meirelles e Ramos conversaram sobre os planos da OAB, como cursos e a necessidade da implantação de novos projetos para recém-aprovados no Exame de Ordem. “Fiquei muito feliz em ver o interesse do presidente da Subseção de Santos em viabilizar uma advocacia mais respeitosa, mais inclusiva. Sei que sua gestão é constituída, em sua maioria, por mulheres, e isso é muito bom porque demonstra, para todos nós, que elas estão ocupando espaços de poder e de decisão. Isso é imprescindível para que nossa sociedade avance”, afirmou a diretora da OAB SP.

Integrando a gestão da maior Seccional do país (que, pela primeira vez – em 90 anos -, tem uma mulher como presidente), Dione acredita que sua trajetória é a continuação dos “passos de outras profissionais negras. Todas construíram, com muita dificuldade, mas com muita resiliência, o que estamos vivendo em 2022. Sem dúvida, é uma grande responsabilidade permanecer e ocupar esses espaços, para que outras mulheres negras possam vir e ter melhores condições de vida, mais igualdade de chances e mais oportunidades de se realizarem nesses espaços de poder e decisão”.

A diretora da OAB SP chega nesse espaço e cria uma nova concepção de vida institucional: “fico muito feliz quando, nas universidades ou nas Subseções, ouço meninas e jovens advogadas falarem que elas se sentem representadas por mim e que conseguem se ver em espaços de poder porque estou ali. Isso é motivo de muita alegria, de muita responsabilidade e de muita gratidão. Espero que, para elas, o acesso, a permanência e a ascensão seja mais fácil”.

Datas especiais

Dione destacou que sempre questionou o retrato de uma Secional que também era composta por advogadas negras, mas nunca teve uma mulher negra em sua diretoria. Nesse sentido, as últimas eleições na Ordem representaram uma quebra de paradigma, ocasião em que enfatizou a importância do dia 25 de julho, que celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. Em 2020, a diretora da OAB SP idealizou o “Primeiro Encontro de Juristas Negras da Baixada Santista e Vale do Ribeira”, em comemoração a essa data.

Em 29 de julho, a OAB Santos promoverá o “Dia da Mulher NegraEmpoderamento Feminino”. O evento, que será realizado a partir das 15h pelas comissões de Igualdade Racial, do Jovem Advogado e da Mulher Advogada da Subseção, apresentará uma roda de conversa com profissionais de diversas áreas; Dione participará.

“Devemos celebrar, sim, todas as mulheres. Porém, nosso compromisso é com uma instituição forte, democrática, para servir a advocacia, que, assim como a população brasileira, é de todas as cores, raças e gêneros. Uma OAB sem silenciamento e sem apagamento das mulheres negras”, ressalta a diretora da Secional paulista.