CarrosselNotícias

Dione Almeida participa de lançamento de livro em homenagem a Esperança Garcia

By 1 de dezembro de 2023No Comments

Obra é composta por artigos produzidos por advogadas pretas ou pardas

A primeira mulher reconhecida como advogada no Brasil foi agraciada com o lançamento do livro “É tempo de Esperança Garcia”, ocorrido nesta quarta-feira (29), na 24ª edição da Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em Belo Horizonte. O evento de lançamento contou com participação da diretora secretária-geral adjunta da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Dione Almeida. A obra é uma iniciativa da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA) e é composta por artigos produzidos por advogadas e acadêmicas majoritariamente pretas ou pardas.

“O lançamento desta obra em homenagem à Esperança Garcia, durante o maior evento jurídico da advocacia, é mais um compromisso da nossa gestão com essas pautas tão necessárias, que são as questões de gênero com ações afirmativas e as questões de raça”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

Para a presidente da CNMA, Cristiane Damasceno, o objetivo da publicação é “eternizar o trabalho de mulheres, pois o que é escrito, fica para sempre, nada se apaga”.

“Precisamos enaltecer o trabalho das mulheres, que muitas vezes são invisibilizadas. Temos muitas mulheres advogadas e juristas pretas e pardas extremamente talentosas”, acrescentou Cristiane Damasceno.

A anunciada Roda de Conversa se tornou um bate-papo informal com o público sobre o tema do livro. A edição só foi possível por causa do trabalho e da luta da conselheira federal da OAB, Sylvia Cerqueira, e, por isso, ela foi muito homenageada por todas as autoras.

Sylvia escreveu o prefácio do livro. “Agradeço muito a edição dessa obra, à Cris Damasceno, ao Conselho Federal da OAB e ao colegiado. Essa obra é histórica, todas somos autoras e ela significa nossa representatividade. É um clamor por justiça, repasses e direitos. Vamos celebrar a esperança”, disse Sylvia. O livro será entregue a todas as senadoras, deputadas federais, ministras e magistradas em sua versão impressa.

Prêmio

Visando reconhecer o trabalho de advogadas em defesa da Justiça e dos Direitos Humanos, a OAB SP entrega, no próximo dia 15 de dezembro, a “Medalha Esperança Garcia”, que será concedida em alusão ao Dia da Mulher Advogada.

Esta será a primeira edição do prêmio, que passará a ser concedido anualmente. A diretora secretária-geral adjunta da OAB SP, Dione Almeida, foi a relatora do voto para instituir a premiação, uma materialização do reconhecimento da mulher negra Esperança Garcia como a primeira mulher advogada do Brasil.

+Leia também: OAB SP lança edital para indicações à Medalha Esperança Garcia

Sobre Esperança Garcia

Esperança foi uma mulher negra, escravizada na região de Oeiras, sul do Piauí, no século 18. A mulher que lutou por direitos teve sua natureza jurídica percebida logo cedo, quando escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam.

Em novembro de 2022, o Conselho Pleno da OAB Nacional reconheceu Esperança Garcia como a primeira advogada brasileira, com a inauguração de um busto na sede da OAB Nacional.