Skip to main content
CAASPNotícias

Dia de Mobilização Pró-Saúde da População Negra: faça teste de anemia falciforme

By 18 de outubro de 2023No Comments
Lei Áurea: liberdade relativa e marginalização de negros e negras

No próximo dia 27 de outubro, marcado como Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo promove uma importante ação de saúde preventiva para advocacia negra.

Durante a realização de Audiência Pública da Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, que acontece das 13h30 às 18h30, no auditório da sede da OAB São Paulo (Rua Maria Paula, 35, Bela Vista, São Paulo – SP), a CAASP oferecerá exames para detecção da anemia falciforme. A coleta de sangue será feira no local e o resultado será enviado ao participante posteriormente.

A anemia falciforme é uma doença muito comum entre a população negra e costuma ser detectada no “teste do pezinho”, realizado nos bebês logo após o nascimento. No entanto, séculos de discriminação influenciaram para um desigual acesso a direitos e oportunidades, inclusive de saúde, evidenciando iniquidades e vulnerabilidades no acesso às condições promotoras de saúde a homens e mulheres negros, inclusive quanto ao “teste do pezinho”.

“A CAASP desempenha um papel fundamental ao oferecer um espaço seguro e de acolhimento para a promoção da saúde da comunidade negra e a conscientização sobre a importância da equidade na assistência médica”, afirma a secretária-geral adjunta da Caixa, Vilma Muniz de Farias.

Hereditária, a anemia falciforme é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, que os torna parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Os glóbulos alongados dificultam a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre, além de prejudicar a circulação de oxigênio pelo corpo.

Como resultado, os pacientes apresentam episódios de intensa dor abdominal e lombar, nos ossos e articulações, suscetibilidade às infecções, icterícia (pele e parte branca dos olhos amareladas), palidez, atraso no crescimento e priapismo (ereção dolorosa, anormal e persistente não acompanhada de desejo sexual ou excitação).

Para participar da audiência pública e realizar o exame de rastreamento, advogados, advogadas e estagiários de Direito negros e negras devem se inscrever gratuitamente neste link.