CAASPNotícias

Curitiba sedia 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada; inscrições abertas

By 31 de janeiro de 2024No Comments
conferencia-mulher-advogada

“Evolução e Protagonismo” é o tema central da 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada, que o Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Nacional da Mulher Advogada, realiza em Curitiba nos dias 14 e 15 de março.

Segundo Cristiane Damasceno, presidente da CNMA, o evento é pensado para celebrar as mulheres advogadas, hoje mais da metade do total de advogados do país. É também, segundo ela, um ambiente para pensar questões específicas e avançar em direção à igualdade de gênero.

A Conferência Nacional da Mulher Advogada será um espaço em que poderemos trocar experiências, nos acolher e ouvir, e para, além disso, consolidar entendimentos e avançar nessas conquistas, refletindo sobre os passos dados até aqui e os que queremos dar a partir de agora, afirma.

Coordenadora da Concad Mulher, a presidente da CAASP, Adriana Galvão, participará da Conferência. “Esperamos colegas de todo o Brasil para debater o papel da mulher advogada, cada vez mais protagonista na advocacia e em todas as outras áreas, mas ainda assim alvejada por preconceitos e discriminações”, salienta Adriana.

À frente do órgão representativo das mulheres advogadas na Coordenação Nacional das Caixas de Assistência, Adriana observa que, na seara assistencial, trabalha-se para que as experiências locais exitosas de atenção à mulher sejam levadas a todo o país. Ela ressalta ainda a importância de se dar cada vez mais atenção à sua saúde física e psicológica da mulher advogada, questão que deverá merecer abordagem na Conferência de Curitiba.

A 4ª Conferência Nacional da Mulher Advogada contemplará debates sobre prerrogativas da mulher advogada, advocacia com perspectiva de gênero, comunicação persuasiva, marketing jurídico, saúde emocional, mulher na política eleitoral constitucional, reforma tributária, trabalho de cuidado e invisibilidade, gestão de escritório, assédio e ética, maternidade e advocacia, violência obstétrica, liderança interseccional, lawfare de gênero, tribunais superiores, enfrentamento ao racismo, novos nichos de mercado, governança e ESG, entre outros.

Haverá, ainda, oficinas de diferentes temáticas, como fotografia e vídeo profissionais, tribunal do júri, o uso da inteligência artificial na advocacia, sustentação oral e oratória, media training, precificação de honorários, gestão financeira.