ComissõesNotíciasÚltimos Destaques

CRADV23: São Carlos recebe encontros do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP e de presidentes das Comissões de Assistência Judiciária das subseções da região

By 3 de maio de 2023No Comments

Além de palestras abertas ao público, durante as edições da Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) também promove reuniões internas de trabalho. Na 4ª CRADV23, em São Carlos, foram realizados encontros do Conselho da Jovem Advocacia e de presidentes das Comissões de Assistência Judiciária das subseções da região.

Cirillo_Foto: Divulgação

Segundo o presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP, Guilherme Cirilo, a iniciativa visa aproximar profissionais que estão iniciando a carreira dos trabalhos da Secional. “Pudemos conversar mais de perto com jovens advogadas e advogados, para entender o que esperam da Ordem paulista, descobrir quais são suas maiores dificuldades no exercício da profissão e compartilhar um pouco da nossa atuação. Por meio desse diálogo, não só trocamos experiências, como buscamos encontrar caminhos para solucionar problemas uns dos outros. Vale ressaltar que o exercício da advocacia no interior é diferente, e a gente vivenciar essa realidade faz toda a diferença”, comentou Cirilo.

Convênio com a DPE

“O principal apontamento foi a dificuldade para abrir um escritório, devido à baixa densidade demográfica no interior. Porém, com o nosso apoio, a entrada da jovem advocacia no mercado de trabalho é facilitada. A participação no convênio da Secional com a Defensoria Pública do Estado [DPE] é uma alternativa interessante para profissionais que estão iniciando a carreira. Na Conferência de hoje, por exemplo, tivemos uma ‘trilha de aprendizagem’ voltada à assistência judiciária”, destacou ele.

Andreotti_Foto: Divulgação

De acordo com o presidente da Comissão de Assistência Judiciária da Secional, Francisco Jorge Andreotti, no encontro de presidentes das Comissões de Assistência Judiciária das subseções das regiões de São Carlos/Araraquara e Barretos/Catanduva foi apresentado os benefícios da informatização das triagens relativas ao convênio da OAB SP com a DPE.

“Em relação ao processo de protocolo das certidões de honorários de advogados que prestam assistência judiciária, identificamos os principais erros que acarretam na devolução ou rejeição dessas certidões, sejam eles decorrentes de atos praticados por cartórios ou por algum equívoco dos próprios conveniados. Com isso, pudemos apresentar os principais pontos para as subseções tentarem inibir esses erros”, informou Andreotti.

Os próximos encontros presenciais de presidentes de Comissões de Assistência Judiciária de subseções da OAB SP e do Conselho da Jovem Advocacia da Secional acontecerão durante a Conferência Regional da Advocacia de São Caetano do Sul, no dia 12 de maio.