InstitucionalNotícias

Corecon-SP visita OAB SP para troca de conhecimentos e colaboração mútua entre advogados e economistas

By 6 de julho de 2023julho 11th, 2023No Comments

No último dia 3 de julho, o presidente do Conselho Regional de Economia – 2ª Região (Corecon-SP), Pedro Afonso Gomes, visitou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), Patricia Vanzolini, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre as duas entidades e de realizar projetos em conjunto que beneficiem economistas e advogados. Acompanharam o encontro os conselheiros José Marcos de Campos, Ricardo Genari e Welinton Santos.

“Um dos principais assuntos foi a colaboração entre a OAB SP e suas quase 250 subseções municipais/distritais e o Corecon-SP e entrelace do Direito com a Economia, que pode se concretizar em um trabalho profissional colaborativo entre os mais de 400 mil advogados paulistas e os menos de 15 mil economistas registrados no nosso Conselho”, explica o presidente.

“Somos duas instituições com alta responsabilidade e respeitabilidade que podem atuar juntas nos pontos de intersecção entre as nossas áreas de atuação”, complementa Pedro.

Dentre as pautas da visita, foi destaque a proposta de uma aliança entre as duas categorias de profissionais com foco na educação continuada. A ideia é que ambas as entidades possam compartilhar conhecimentos, cursos, palestras, fóruns que agreguem valor para todos.

Os conselheiros falaram mais especificamente sobre as especialidades, colocando-se à disposição para contribuir com os economistas e advogados em áreas de atuação como criptomoedas, a normatização dos ativos virtuais e o marco legal dos criptoativos, tema de domínio do conselheiro Welinton; a recuperação e reestruturação de empresas, os meios alternativos de solução de conflitos e a perícia econômico-financeira, cenário no qual o conselheiro José Marcos é bastante reconhecido; e a inteligência estratégica e a gestão de crises para a proteção de negócios, que são áreas de domínio do Conselheiro Ricardo Gennari.

Outro assunto de destaque foi a economia do setor público e os aspectos tributários e orçamentários desse segmento, com foco na transparência. Pedro falou sobre a contribuição dos economistas para o aprimoramento dos processos orçamentários e a campanha de Orçamento Público que está sendo realizada pelo Corecon-SP.

“A colaboração entre economistas e advogados torna-se de fundamental importância. Ambos os profissionais possuem conhecimentos específicos que podem ser somados em benefício da sociedade. A união dessas áreas permite uma abordagem mais abrangente e integrada na resolução de questões complexas e no desenvolvimento de políticas públicas”, disse Patricia Vanzolini.

Segundo ela, Direito e Economia estão intimamente ligados e a vida social hoje funciona baseada nesses dois pilares, o pilar das leis e os pilares invisíveis da economia.

“Portanto, a conjugação dessas duas entidades tão representativas é de grande relevância para que a gente possa avançar na direção de uma sociedade melhor”, disse a presidente da OAB SP.

A reunião na sede da OAB SP encerrou-se com a certeza de que a união entre economistas e advogados pode trazer resultados promissores.

“A troca de conhecimentos e a colaboração mútua são vistas como essenciais para o aprimoramento das práticas jurídicas e o fortalecimento da economia brasileira. A partir desse encontro, espera-se que sejam estabelecidas novas parcerias e que os profissionais das duas áreas possam continuar trabalhando em conjunto, em prol do bem comum“, concluiu Pedro.

Fonte: Corecon-SP