CidadaniaNotíciasTED

Conselho da OAB São Paulo aprova realização de julgamentos virtuais com início em junho de 2020

By 28 de abril de 2020fevereiro 10th, 2021No Comments
ESA OAB SP apresenta primeiro curso de formação gratuito de ética profissional e processo disciplinar

Em sessão virtual (27/04), após votação, o Conselho da OAB São Paulo alterou o regimento interno da instituição, que passa a prever a realização de julgamentos virtuais, no âmbito do Conselho e demais órgãos colegiados da Ordem, entre os quais, as Câmaras Recursais e o Tribunal de Ética e Disciplina (TED).

Em sessões televirtuais, por videoconferência, o regramento será similar ao que ocorre presencialmente, com possibilidade de sustentação oral, além de assegurar o sigilo, a ampla defesa e o contraditório. A plataforma utilizada para a realização das sessões será reconhecida, homologada e validada pelo departamento de TI da Ordem.

A alteração do regimento interno visa garantir a continuidade dos serviços prestados em prol da Advocacia paulista, mesmo durante o isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19.

A proposta foi formulada e apresentada pelo grupo de trabalho composto pela secretária-geral adjunta da Ordem, Margarete de Cássia Lopes; os conselheiros federais Alexandre Ogusuku e Fernando Freire; os conselheiros estaduais Sidnei Alzídio Pinto e João Emílio Zola Júnior, corregedor e vice-corregedor do TED, respectivamente; Carlos Kauffmann e Élio Antonio Colombo Júnior, presidente e vice-presidente do TED; e Marcos Antonio Assumpção Cabello, conselheiro secional e vice-presidente da Comissão Especial de Tecnologia Jurídica da OAB Nacional.

O presidente do TED e relator da proposta, Carlos Kauffmann, destaca que a medida possui impacto a longo prazo: “O julgamento virtual vem em um momento difícil, onde, infelizmente, as reuniões presenciais não podem ocorrer, mas que está sendo aproveitado para uma evolução futura, que certamente trará a facilidade da participação dos Advogados de todo o Estado sem a necessidade de deslocamentos. Contudo, ressaltamos, jamais se prescindirá das reuniões presenciais”, acrescenta.

A sessão contou com a participação de mais de 150 Conselheiros e foi presidida pelo presidente da Ordem, Caio Augusto Silva dos Santos, que reiterou a importância da busca por soluções que mantenham a qualidade dos serviços prestados à Advocacia paulista, descentralizando-os e permitindo uma efetiva democratização deles.