Skip to main content
CAASPNotícias

Conheça o amplo leque de modalidades esportivas que a CAASP oferece à advocacia

By 13 de abril de 2022No Comments
Conheça o amplo leque de modalidades esportivas que a CAASP oferece à advocacia

A CAASP aposta no esporte como promotor de saúde, de amizade e de positiva competitividade entre advogados e advogadas de todo o Estado de São Paulo. Como entidade assistencial que é, a Caixa de Assistência sabe que nenhuma atividade humana tem o poder de mobilização que o esporte tem. Além da integração descontraída entre colegas, a prática de esportes suaviza a pressão do dia a dia e promove cuidados com a saúde, não só física mais também mental.

Não é exagero algum dizer que nenhuma entidade de classe proporciona a seus filiados tantas opções de prática esportiva quanto, por intermédio da CAASP, o faz a OAB SP. Desde 2004, o departamento está sob o comando da CAASP, que assumiu as atribuições da extinta Comissão de Esportes da OAB SP, a entidade se predispôs a diversificar as modalidades e a alcançar colegas em todo o Estado. Graças a um corpo técnico qualificado e às parcerias firmadas com empresas que também acreditam no poder do esporte, essa missão tem sido cumprida.

Hoje, são nada menos que cinco campeonatos de futebol masculino anuais – Principal, Estadual, Master, SuperMaster e Legends –, a constituírem, juntos, o maior evento futebolístico corporativo do Brasil; torneios de tênis, em diferentes cidades e regiões do Estado de São Paulo, torneios de vôlei masculino e feminino, campeonatos de surfe por todo o litoral paulista, torneios de xadrez presenciais e on-line, pesca esportiva, passeios ciclísticos e corridas, além de campeonatos de beach tennis e futevôlei.

Recentemente, em boa medida forçada pelas restrições sanitárias da pandemia do coronavírus, a entidade acabou por descobrir que os e-sports, à sua maneira também são fator de promoção de saúde, pelo poder de aliviar estresses, ansiedades e interação. São aulas on-line e gratuitas de yoga e treinamento funcional, além de competições virtuais de xadrez e futebol, com os jogos de console PES e FIFA. Atividades que acabaram por ampliar a participação de advogados e advogadas do interior do estado de São Paulo e estimular o convívio familiar, já que em datas como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia das Crianças, a CAASP promove atividades específicas para filhos e filhas.

Além disso, sazonalmente, o Departamento de Esportes e Lazer da entidade organiza festivais esportivos gratuitos, para levar toda a sua estrutura desportiva para os colegas do Interior. Ainda nesse sentindo, em 2022 às advogadas, estagiárias de Direito, esposas e filhas de advogados passaram a contar com um evento só delas, o Festival “Elas na CAASP”, cuja primeira edição aconteceu recentemente na cidade de São Paulo, no mês de março último, devendo se repetir e se espalhar para outras cidades logo mais.

Com o objetivo de dinamizar e construir de maneira coletiva soluções esportivas que atendam de fato a advocacia, a CAASP tem formado diversas comissões esportivas temáticas. Exemplos são as recém-criadas comissões de Futebol Feminino e de Ciclismo, nas quais, conjuntamente o diretor da CAASP Edivaldo Mendes da Silva, responsável pelo Departamento de Esportes e Lazer da entidade, os colaboradores técnicos da área e advogados atletas de cada uma dessas modalidades se reúnem, periodicamente, para discutir estratégias e desenvolver ações para arregimentar mais colegas a pratica esportiva e melhorar a organização dos torneios dessas modalidades.

Nos seus 86 anos, dentro do lema de levar saúde preventiva à advocacia paulista, a CAASP já realizou torneios dos mais diferentes esportes, como truco, biribol e até sinuca. Ainda que algumas dessas modalidades esportivas, ora não estejam ativas, elas sempre podem tornar a aflorar, a depender da vontade da advocacia. Pra isso, o Departamento de Esportes e Lazer da CAASP mantém canais de comunicação abertos à advocacia. Pelo telefone e Whatsapp (11) 3292-4574 ou pelo e-mail esporteselazer@caasp.org.br, advogados e advogadas podem fazer suas sugestões, críticas, reclamações e elogios.

O advogado que deseje se inteirar do amplo leque de eventos esportivos que a CAASP lhe oferece pode acessar a área exclusiva para o tema no site da instituição (www.caasp.org.br). O colega também conta com informes semanais em seu e-mail via newsletter eletrônica CAASP Informa. A Revista da CAASP (www.caasp.org.br/revista-da-caasp.asp), publicação digital bimestral, traz a cada edição as principais notícias esportivas da esfera da advocacia. O Jornal da Advocacia (www.jornaldaadvocacia.oabsp.org.br), portal on-line da OAB SP, também contempla as competições esportivas realizadas pela CAASP.

A seguir, as competições com inscrições abertas neste momento (clique em cima para se inscrever):