Skip to main content
ComissõesEventos/NovidadesNotícias

Congresso da OAB SP discute família e patrimônio sob ponto de vista feminino

By 1 de abril de 2022No Comments

A Comissão da Advocacia de Família e Sucessões da OAB São Paulo promoveu, no dia 25 de março, o “III Congresso Mulheres Familiaristas – Família e Patrimônio: antes, durante e depois”. Com foco em temas de relevo e impacto para quem trabalha com Direito de Família e Sucessões, além de promover a ação afirmativa de destacar e ressaltar o protagonismo das mulheres que atuam na área, a terceira edição do evento discutiu aspectos patrimoniais das questões familiares, focando as discussões em assuntos que envolvam o antes, o durante e o depois das relações.

Participaram grandes nomes da advocacia e da sociedade, em sua enorme maioria mulheres. Os temas das mesas e palestras giraram em torno da aplicação da pena de sonegados em partilha de bens em divórcio (Projeto de Lei nº 2.452/2019); a ruptura sob a perspectiva patrimonial: descompromisso com os vínculos e o abandono material; planejamento patrimonial prévio à nova família; organização patrimonial das famílias; rupturas e partilhas; patrimônio hereditário; e o empoderamento de meninas como ferramenta de independência financeira. 

“Fico muito honrada em constatar que a nossa Secional recupera o debate técnico, de qualidade, para a advocacia e para toda a sociedade. Muito feliz de que estejam falando dos direitos da família e do patrimônio, incluindo o ponto de vista da mulher, historicamente excluído. O momento é ainda mais simbólico porque temos um evento de mulheres familiaristas quando, em 90 anos, temos a nossa presidente Patricia Vanzolini, a primeira advogada mulher a presidir a Secional paulista” afirmou a diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, na abertura do Congresso. 

A presidente da Comissão da Advocacia de Família e Sucessões da OAB SP, Silvia Felipe Marzagão, ressaltou em seu discurso de abertura as desigualdades de gênero que ainda persistem na sociedade e a importância de dar protagonismo às mulheres. “Esse Congresso vai reverberar como ele tem que reverberar. A voz das mulheres será ouvida falando de patrimônio, de dinheiro, porque a gente sabe falar além de violência, de filho, a gente sabe falar de tudo que a gente quiser”, disse.

Confira a programação completa do Congresso neste link

Assista ao evento na íntegra pela WebTV OAB SP no YouTube: