NotíciasÚltimos Destaques

Conferência Regional em Ribeirão Preto: presidência da OAB SP defende honorários e prerrogativas

By 6 de outubro de 2023outubro 20th, 2023No Comments
Patricia Vanzolini em Ribeirão Preto

Patricia Vanzolini, presidente da OAB SP, e Leonardo Sica, vice-presidente da entidade, destacaram ações da entidade em defesa da advocacia no interior de São Paulo

Em discurso na abertura da 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), que acontece nesta sexta-feira (6), em Ribeirão Preto, a presidente da OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), Patricia Vanzolini, defendeu “uma advocacia forte, respeitada e bem remunerada”.

Na ocasião, Vanzolini destacou ações da entidade em prol dos advogados e das advogadas no interior de São Paulo, como o Universo OAB SP, e lembrou que, segundo pesquisa recente da Secional, 62% dos advogados no estado são autônomos, enquanto 13% atuam em escritórios pequenos.

“Nós temos uma advocacia que, muitas vezes, luta sozinha, sem o amparo de uma grande empresa ou instituição. Por isso, a OAB SP precisa ser esse guarda-chuva que apoia e defende os advogados e as advogadas que precisam”, destacou.

Falando ao público na sequência, o vice-presidente da OAB SP, Leonardo Sica, lembrou as lutas recentes da entidade em apoio aos honorários e em defesa das prerrogativas. “Nós vamos ter uma Procuradoria, um órgão interno e especializado em litigar a favor dos advogados em questões em que os seus honorários estejam sendo aviltados pelo Poder Judiciário. Assim como no tema das prerrogativas, é algo que depende da nossa coordenação em âmbito nacional”, afirmou.

Sica lembrou que a entidade digitalizou recentemente o sistema de Prerrogativas, dando maior acesso ao canal de denúncia de violações. A iniciativa integra o projeto “Reação Imediata e Tolerância Zero” da secional paulista, que oferece suporte constante, imediato e contínuo nos casos de violação das prerrogativas.

Leonardo Sica na abertura do Congresso de Ribeirão Preto

Leonardo Sica na abertura do Congresso

Benefícios e retorno de anuidade em cashback

Citado pela presidente em seu discurso, o Universo OAB SP reúne uma série de serviços, benefícios e atividades oferecidos pela Secional de São Paulo, pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), pela Escola Superior da Advocacia (ESA) e por seu fundo de previdência complementar, a OABPrev-SP.

No último mês de agosto, a OAB SP lançou novos benefícios para apoiar a advocacia paulista. Entre eles, o OAB SP Shop, um aplicativo com mais de 20 mil estabelecimentos cadastrados que oferece descontos exclusivos em livros, roupas e alimentação. E os advogados ainda recebem uma porcentagem dos gastos na forma de cashback para ser abatido no valor da anuidade do ano seguinte.

Para facilitar a digitalização dos profissionais do estado, a OAB SP também elaborou um Marketplace de Lawtechs. Nele, o profissional do Direito tem acesso a serviços como Análise e Jurimetria, Automação de Documentos, Compliance, Taxtech, Civic Tech, Real Estate Tech e LegalFinTech, entre outros. Todas as empresas cadastradas foram avaliadas pela OAB São Paulo.

12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) realiza em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira (6), a 12ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). O evento acontece no campus da Unip (Universidade Paulista), das 8h às 18h30, com a participação de 15 subseções: ltinópolis, Batatais, Brodowski, Cajuru, Franca, Guará, Igarapava, Ituverava, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, São Joaquim da Barra e Sertãozinho.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação de mercado e das relações sociais, em especial o advento de novas tecnologias, fomentando formas de trabalho e áreas de atuação.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia e estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem. Nas 11 edições anteriores (Santos, Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os dois últimos encontros em 2023 serão em São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).