CAASPNotícias

Concad Mulher celebra a união do Sistema OAB em torno das pautas femininas

By 2 de junho de 2023junho 15th, 2023No Comments
Concad Mulher celebra a união do Sistema OAB em torno das pautas femininas

Seminário da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência de Advogados, que foi realizado hoje em Manaus sob o tema central “Saúde Integral da Mulher”, contou com a presença da diretora da Secional paulista, Daniela Magalhães

Nunca a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esteve tão unida em torno das pautas femininas. É o que ficou claro no seminário da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência de Advogados (Concad), que foi realizado nesta sexta-feira (2), em Manaus (AM), sob o tema central “Saúde Integral da Mulher”.

• Veja mais fotos aqui.

A Concad Mulher, braço da Coordenação que tem como coordenadora a presidente da CAASP, Adriana Galvão, promoveu um encontro inédito, reunindo as maiores lideranças da advocacia brasileira – dirigentes de Secionais, de Caixas de Assistência, de Comissões Estaduais da Mulher Advogada e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), juntos com o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

“Todas vocês têm desenhado a perspectiva democrática dentro do Sistema OAB”, destacou Simonetti, dirigindo-se às advogadas presentes. “A virada histórica da advocacia é fruto da visão plural que hoje tem a Ordem”, acrescentou.

Adriana, por sua vez, disse: “a nossa missão é trazer a diversidade para dentro do Sistema OAB”.

A presidente da CAASP falou do acerto ao se escolher o tema “Saúde Integral da Mulher” como mote do seminário, em face do “adoecimento” das profissionais do Direito em decorrência do estresse profissional, das mudanças no exercício da advocacia e de inúmeros outros fatores sociais.

Segundo Adriana, os exames laboratoriais gratuitos realizados pela entidade de São Paulo em todo o Estado, via projeto CAASP Itinerante e em parceria com o Laboratório São Roque, detectou casos de câncer em advogadas que há anos não faziam nem sequer exame de sangue.  De outra parte, mediante o auxílio violência doméstica, benefício dado a advogadas subjugadas dentro do próprio lar, está-se cumprindo “a tarefa de garantir a muitas mulheres condições de retomarem a atividade profissional”.

Ao lado de Simonetti e Adriana, compuseram o palco solene de abertura do evento o presidente da OAB do Amazonas, Jean Cleuter Mendonça; o coordenador nacional da Concad, Eduardo Uchôa Athayde; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas, Alberto Simonetti Neto; a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Acre e coordenadora da Concad Norte, Laura Sousa; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco e coordenadora da Concad Nordeste, Anne C abral; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª região (TRT-11), Ormy da Conceição Dias Bentes; e o ex-deputado federal Marcelo Ramos.

Também participaram da Concad Mulher as diretoras da CAASP, Solange de Amorim Coelho (tesoureira), Vilma Muniz de Farias (secretária-geral adjunta) e Lúcia Bludeni; e a diretora secretária-geral da OAB SP, Daniela Magalhães, que foi palestrante em painel sobre “Performance Financeira, Investimentos e Gestão Estratégica”.

Diálogo enriquecido

Em seu pronunciamento, o coordenador nacional da Concad ressaltou que eventos como esse “enriquecem o diálogo e propiciam conhecimento das questões de saúde e profissionais que afetam as mulheres advogadas”. Ainda de acordo com Eduardo, “a partir de hoje, as ações das Caixas de Assistência serão ainda mais assertivas quanto às mulheres”.

Anfitrião da Concad Mulher, Simonetti Neto relatou nunca ter presenciado, nos 30 anos em que atua no âmbito da OAB, “integração tão grande entre Ordem e Caixas de Assistência”. “Assumimos a vocação de cuidar das advogadas”, complementou o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas.

O presidente da OAB AM salientou a importância das Caixas de Assistência para o bem-estar da advocacia na atualidade, e, de pronto, passou a palavra à vice-presidente da Secional, Aldenize Alfiero, que, antes do cargo atual, presidiu por três gestões da CAA-AM.

“Nosso norte – em especial o das Caixas de Assistência – é a dignidade da pessoa humana e a criação de benefícios reais às advogadas e aos advogados”, pontuou Aldenize, para quem “o ‘espírito caixista’ é o espírito do amor ao próximo”.

A programação do seminário “Concad Mulher: Saúde Integral da Mulher” estendeu-se  ao longo do dia, tratando de temas  como “A Prioridade da Saúde Mental para o Exercício da Advocacia”, “Saúde Física e Direitos à Saúde da Mulher” e “Saúde Financeira e Ferramentas para Gestão de Escritórios de Advocacia”.