Skip to main content
ComissõesNotíciasOfíciosÚltimos Destaques

TRF3 define competência delegada considerando distância real entre municípios como critério

By 30 de junho de 2021No Comments
OAB SP tem pedido deferido sobre cobrança indevida à Advocacia da Subseção Morro Agudo

Resolução foi divulgada após pedido da OAB SP para fixar o percurso entre uma Comarca de referência e a sede da Vara Federal mais próxima

A OAB SP, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, informa a Advocacia sobre a resolução do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) relacionada ao exercício da competência federal delegada para ações da previdência social e segurado, no âmbito da Justiça Federal da 3ª Região.

Em abril, o Conselho da Justiça Federal (CJF) decidiu que a distância em linha reta não é a mais adequada para fixação da competência delegada, mas, sim, o trajeto real percorrido pelo cidadão. A decisão saiu após ofício da OAB SP para a Presidência do TRF3, pedindo para que considerasse a medição de distanciamento rodoviário como critério para fixar o percurso entre uma Comarca de referência e a sede da Vara Federal mais próxima.

Segundo a resolução, a definição das comarcas dotadas de competência delegada federal deverá considerar a distância entre o centro urbano do município sede da comarca estadual e o centro urbano do município sede da vara federal mais próxima, sem interferências do domicílio do autor. A apuração da distância deverá observar o deslocamento real, e não em linha reta.

As comarcas (São Paulo e Mato Grosso do Sul) que permanecem com competência federal delegada estão listadas nos anexos da resolução. Clique aqui e confira o arquivo na íntegra em formato PDF.