Skip to main content
ComissõesNotasNotícias

OAB SP divulga nota de repúdio contra declarações de intolerância religiosa

By 10 de agosto de 2022No Comments
OAB SP divulga nota de repúdio contra declarações de intolerância religiosa

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP), por meio de sua Comissão Especial de Liberdade Religiosa, vem a público externar seu firme repúdio em face da veiculação de vídeo associado a declarações por escrito, postadas em rede social, originalmente publicadas pela vereadora Sonaia Fernandes e compartilhada pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, nas quais sugere-se a associação entre as Religiões de Matrizes Africanas e suposta “demonização” de terreiros, declaração esta, de conteúdo pejorativo, destinada a associar tais matrizes religiosas a conteúdo negativo.

A disseminação do discurso de ódio e/ou sua promoção, por qualquer pessoa, deve ser enfrentada por todas as instituições que visam salvaguardar os Direitos Humanos e as Garantias Constitucionais asseguradas pelo ordenamento jurídico pátrio.

Os atos que reforçam pensamento hostil e a intolerância contra religiões de matriz africana, desprestigiando o sagrado alheio e a liberdade religiosa, são avessos aos que os povos de terreiro vêm batalhando diariamente ao longo dos anos em busca de respeito à diversidade religiosa.

Nada justifica a falta de respeito às instituições religiosas, e o Estado tem o dever de agir contra atos que violem a dignidade humana.

Cumpre à OAB SP combater quaisquer tipos de violações aos Direitos Humanos, sejam eles políticos, sociais e religiosos, reforçando a luta pela laicidade e liberdade religiosa em nosso país.

 

Patricia Vanzolini
Presidente da OAB SP

Leonardo Sica
Vice-presidente da OAB SP

Cristiane Natachi do Rosário
Coordenadora adjunta da Comissão de Liberdade Religiosa