Skip to main content
Notas

Livro sobre desjudicialização analisa o potencial da inteligência artificial para prever e evitar novos litígios

By 9 de março de 2022março 17th, 2022No Comments
Boas Práticas de Proteção de Dados na Advocacia" e "Incidentes de Segurança - o que são e quais medidas tomar quando acontecem"

Lançada recentemente pela Editora Mizuno, a obra Análise Preditiva sobre o Consumidor Litigante – A inteligência artificial pode prever o litígio de consumo?” do advogado Ricardo Freitas Silveira, mestre em Direito e membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB SP, traz novas perspectivas para o uso das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no combate à excessiva judicialização.

A proposta do livro é mostrar que o conhecimento das funcionalidades de IA pela advocacia, a fim de usá-las como instrumento de trabalho, garante segurança jurídica à relação entre as partes, e, por conseguinte, contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

De acordo com o autor, por meio do acesso a dados públicos e privados é possível reduzir a assimetria de informações e conferir maior previsibilidade. “Os métodos adequados de solução de conflitos, quando integrados às tecnologias exponenciais, têm uma capacidade enorme de prever e evitar novos litígios. As discussões propostas pelo livro estão focadas nos conflitos de consumo, contudo, a estrutura proposta aplica-se a várias práticas do Direito, como, por exemplo, a trabalhista”, destaca Silveira.

Para mais informações, acesse:

https://www.amazon.com.br/An%C3%A1lise-Preditiva-Consumidor-Litigante-Intelig%C3%AAncia/dp/6555263474/ref=sr_1_3?crid=2MCCJHBJLGO2W&keywords=analise+preditiva&qid=1646846098&sprefix=analise+pre%2Caps%2C210&sr=8-3