ComissõesNotícias

Comissões de Igualdade Racial discutem educação e novos projetos

By 19 de setembro de 2023No Comments
Igualdade racial

Trilha de Igualdade Racial debateu a importância da facilitação do acesso à formação profissional por advogadas e advogados negros

A trilha de Igualdade Racial da 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23), realizada nesta sexta (15/09), em Santos, promoveu o diálogo e a troca de experiências entre as Comissões de Igualdade Racial das subseções da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente.

Também participaram do encontro a secretária da Comissão de Igualdade Racial e atuante em Direito Digital e Advocacia Racial, Nathália Fagundes, e a membro efetivo regional da Comissão de Igualdade Racial e atuante no Direito Digital e no Direito Antidiscriminatório, Jade Rodrigues.

Durante a palestra, Nathália Fagundes falou sobre a importância da Conferência Regional para debater o tema em diferentes regiões, aproximando os advogados negros da advocacia negra.

“Começamos há um ano e meio com o projeto na OAB SP de ampliar o nosso número de Comissões de Igualdade Racial nas subseções e comparecer às conferências regionais faz parte disso. Então esse é o nosso objetivo hoje, aumentar o nosso número de Comissões de Igualdade Racial e trazer os advogados racializados para que possamos nos unir e que eles também saibam que fazem parte disso”, declara Jade.

Combate ao racismo em todas as unidades do estado

Jade Rodrigues acredita que os encontros são muito positivos e apoiam a advocacia negra como um todo.

“Esse momento da Conferência, com as trilhas, principalmente a trilha de Igualdade Racial, é uma oportunidade que nós temos de nos aproximarmos das comunidades jurídicas regionais, de ouvir as questões que nós podemos melhorar e também compartilhar aquilo que tem dado certo e projetos futuros. Vamos ter muitos projetos para o ano que vem”.

Dentro dos assuntos discutidos no encontro, os presentes destacaram a importância de a OAB SP promover encontros mensais e abertos ao público com a Comissão da Igualdade Racial sobre temas relacionados ao racismo e ao compartilhamento de conhecimento.

Uma das demandas que foi abordada durante o evento foi a necessidade da abertura de mais cursos presenciais e acessíveis para a advocacia negra. Além disso, as advogadas e advogados presentes manifestaram o desejo de verem mais artigos publicados sobre o tema.

11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23)

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) realizou, em Santos, no dia 15 de setembro, a 11ª Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23).

O evento aconteceu na Unisanta – Universidade Santa Cecília, das 8h às 18h30, com a participação de 12 subseções: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Iguape, Itanhaém, Jacupiranga, Miracatu, Peruíbe, Praia Grande, Registro, Santos e São Vicente.

Em um novo formato, promovida pelo Universo OAB SP – composto pela Ordem paulista, suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP –, a Conferência teve discussões voltadas à transformação do mercado jurídico e das relações sociais, em especial, com o advento de novas tecnologias, fomentando outras formas de trabalho.

Ao todo, serão 14 Conferências por todo o Estado, mais de 220 palestrantes e sete “trilhas de aprendizagem” para diversos públicos do universo jurídico: advogados e advogadas, jovem advocacia, estudantes de Direito, além de diretores e colaboradores da Ordem.

Nas dez edições anteriores (Jundiaí, Guarulhos, Osasco, São Carlos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Leme, Presidente Prudente, Sorocaba e Bauru), a CRADV23 reuniu mais de seis mil participantes. Os três últimos encontros serão em Ribeirão Preto (6/10), São José dos Campos (29/10) e São Paulo (16 e 17/11).