Skip to main content
CarrosselE-booksNotícias

Comissão de Direito Urbanístico da OAB SP publica cartilha sobre revisão do Plano Diretor de São Paulo

By 15 de fevereiro de 2024No Comments

Material produzido em parceria com CEJUR PGM SP reúne conteúdo de oito webinars sobre o tema

A Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (CDU-OAB SP) acaba de publicar, em parceria com o Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Município de São Paulo (CEJUR PGM SP), a cartilha “Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo: Impactos, Desafios e Perspectivas”. O material reúne o conteúdo do Ciclo de Webinars promovido pelas instituições entre setembro e outubro de 2023.

As oito palestras contaram com a participação de 32 especialistas de diferentes instituições do poder público, da comunidade acadêmica e da sociedade civil e apresentaram as alterações aprovadas para o texto do Plano Diretor Estratégico de São Paulo pela Lei Municipal 17.975/2023. Os webinars ainda promoveram reflexões críticas sobre impactos, desafios e perspectivas dessas alterações, inclusive em preparação à revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo da cidade de São Paulo.

+Leia também: OAB SP apoia manifesto contra pontos da nova Lei de Zoneamento da capital

A presidente da Comissão de Direito Urbanístico da OAB SP, Lilian Regina Gabriel Moreira Pires, destaca que esta foi a primeira vez que o Município de São Paulo passou pela experiência de realizar, de forma participativa, uma revisão intermediária de seu Plano Diretor Estratégico. 

“A cidade é das e para as pessoas. As regras de como a cidade vai se desenvolver são definidas majoritariamente pelo Município. O Plano Diretor é a lei que define a Política Urbana a ser estabelecida, como o desenvolvimento da cidade vai acontecer. E esse processo precisa acontecer com a participação popular”, ressalta. 

A presidente da Comissão explica, ainda, que a revisão do Plano Diretor Estratégico aprovada pela Câmara Municipal causou surpresa, pois foi um texto totalmente diferente do enviado pelo Executivo. “A CDU-OAB SP buscou trazer informações para todos, promover debates e clarear a compreensão sobre os impactos da revisão aprovada para a cidade. Tudo em linguagem simples e direta para que, cada vez mais, esse tema faça parte do cotidiano das pessoas”, conclui.

Acesse aqui a cartilha “Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo: Impactos, Desafios e Perspectivas”